Foto: Divulgação

Na última terça-feira (6), a Equipotel promoveu o lançamento oficial de sua edição 2024 em um coquetel para parceiros, expositores e convidados. O evento foi realizado no rooftop Trio Dezenove, na Vila Olímpia – SP, e contou com palestra do colunista de economia Fernando Nakagawa, abordando o tema “30 anos do Plano Real e os impactos no setor de hospitalidade no Brasil”.

O jornalista abriu sua fala com dados da economia brasileira antes do plano real e os problemas enfrentados pelos setores financeiros do país por conta da perda de confiança nas moedas anteriores. O assunto seguiu com uma breve explicação sobre a atuação do governo nas décadas de 70, 80 e 90 que levou ao aumento da dívida externa, à inflação desenfreada e ao crescimento da pobreza.

Publicidade

O mercado de hospitalidade foi colocado em pauta com menção aos R$ 520 bi não arrecadados pelo governo federal com o PERSE, Programa Emergencial do Setor de Eventos. Ainda, segundo Nakagawa, é possível observar no país dois grandes movimentos: a chegada de grandes players do setor hoteleiro em cidades do interior e a descoberta da hotelaria pelos brasileiros. Com isso, o jornalista indica também tendências tecnológicas que o mercado deve observar: A personalização de serviços por inteligência artificial; a automação no atendimento e a redução de custos com aplicação da internet das coisas.

Por fim, Daniel Pereira, responsável pelo Equipotel 2024, apresentou um panorama sobre os resultados das últimas edições do evento, com números expressivos de satisfação e aumento da qualidade do conteúdo oferecido e do perfil dos visitantes. O momento foi seguindo pelas principais novidades da feira deste ano, com destaque para a internacionalização do evento e pelo fortalecimento da presença de setores como o de resorts, de Food Solutions e de ESG.

Para os expositores, o grande anúncio da noite foram os novos serviços de marketing e divulgação dedicados à potencialização de vendas e relacionamentos durante a feira.