
O Turismo de Bariloche continua comemorando os números da temporada de neve. A temporada de inverno de Bariloche alcançou números significativos. A ocupação hoteleira durante o período ficou em torno de 95%. Os meses de agosto e setembro bateram recorde no número de voos recebidos, com a visita de mais de 350 mil turistas. E os brasileiros redescobriram o destino.
O Portal Turisnews conversou com o diretor executivo da Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, Diego Piquin, para saber como eles receberam os recordes da temporada e quais são os próximos eventos no destino. Confira a conversa:
Aumento na quantidade de brasileiros em Bariloche
Estamos trabalhando há muitos anos para recuperar a grande quantidade de turistas que tivemos em 2008, que foi nosso ano recorde. A verdade é que, em 2020 nós sofremos um pouco com a pandemia, mas hoje, com a grande conectividade que temos com Aerolineas Argentinas e outras companhias aéreas, estamos trabalhando nas principais cidades emissoras do Brasil: São Paulo, Rio e Brasília, entre outras, para justamente recuperar o mercado de brasileiros. Já estamos muito contentes com a última temporada.
Recordes da temporada de neve
Em quase todos os aviões que chegavam, vindos de Buenos Aires, entre 70% e 80% era composto por brasileiros. Quando o voo é entre São Paulo e Bariloche, o número vai para 100%. Pudemos ver brasileiros nas ruas, no Centro, no Cerro, falando em português. Ficamos muito felizes com os números da temporada.
Fatores que levaram os brasileiros a Bariloche
Temos que entender que é um mix de fatores: a situação econômica da Argentina, obviamente, deixa nosso destino mais interessante para os turistas estrangeiros. A Argentina está barata. Por outro lado, realizamos campanhas durante todo o ano, trabalhamos muito com a imprensa, convidamos formadores de opinião e influencers ao nosso destino. Então, vemos fazendo um trabalho de marketing e de imprensa.
Principais visitantes de Bariloche
Alem dos brasileiros, os argentinos e os chilenos. Mas, no turismo internacional, o primeiro colocado é o Brasil. Depois, e bem depois, vem o Chile, só depois os mercados de longa distância, como Estados Unidos, Espanha e Itália. Mas, estes ainda vão em quantidade bem menor.
Próximos eventos
Bariloche é um destino para todo o ano. Nós temos quatro temporadas muito marcadas, muito diferentes. Temos um outono com cores incríveis, um verão diferente. As praias brasileiras são verdadeiros paraísos, mas temos um lugar muito diferente e muito bonito. Também temos eventos. Ainda esse mês, vamos realizar um evento de gastronomia, o Bariloche a la carta, onde vamos explorar a gastronomia da Patagônia, que tem uma identidade única. Acontece de 23 a 29 de outubro. Será um grande evento, em toda a cidade, com mais de 70 restaurantes e muitas promoções.
Brasileiros em Bariloche
Nós amamos receber os brasileiros! Porque ele traz alegria, movimento, calor humano. É um turista e um passageiro que exige, claro, e me parece que tem mesmo que fazer isso. E Bariloche responde à altura. Temos uma grande infraestrutura: hotéis, entretenimento, gastronomia e conectividade aérea. Os turistas internacionais estão acostumados a um bom serviço e Bariloche está à altura das expectativas deles. Para nós, é família. Sempre serão muito bem recebidos.
Abav
Para nós, é importantíssimo estar aqui na Abav. Os agentes de viagem e as agências são sócios estratégicos do destino. Nós trabalhamos muito com o público final, mas também muito com o trade. Estamos aqui para nos apresentar e trabalhar o destino como um todo.
LEIA TAMBÉM: Bariloche terá setembro recorde com crescimento de 20% no número de voos