O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a secretária de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Daniela Maia, para discutir uma parceria entre as duas instituições. A ideia é levar para países da Europa a exposição Rio Carnaval, que reúne imagens do primeiro Carnaval da capital fluminense após a pandemia de Covid-19, que aconteceu fora de época, em abril de 2022. A reunião aconteceu na sede da Agência, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (5).
Dani Maia propôs que a divulgação comece por Paris, em 2025, aproveitando o Ano do Brasil na França, que vai até junho. Também participaram da reunião o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, que dará continuidade às conversas com a Secretaria de Turismo e a Prefeitura do Rio, e a chefe de gabinete de Dani Maia, Cecilia de Moraes.
A prefeitura inaugurou a exposição Rio Carnaval em fevereiro último, no Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra tem curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia, e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, e faz parte da agenda de eventos da cidade para o G20. São 82 telas selecionadas a partir de mais de 800 fotos e filmagens assinadas pelos fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, ao lado do artista plástico Vik Muniz.
Para o presidente da Embratur, a parceria com a Prefeitura do Rio ajudará a promover a principal festa brasileira no exterior. Marcelo Freixo sugeriu conversas com embaixadas brasileiras na Europa, aeroportos e companhias aéreas para buscar apoio. “Temos o maior interesse em botar o Carnaval do Rio na Europa. É uma das mais importantes portas de entrada para o turismo no Brasil”, afirmou Freixo.
Por sua vez, Dani Maia lembrou que a exposição ajuda a mostrar a economia criativa e a produção artística e cultural que existe para além dos desfiles das escolas de samba. “Essa exposição é uma potência para atrairmos atenção para o Rio de Janeiro com arte e cultura. Temos muito para falar a partir desse trabalho, mostrar o que é o Carnaval, que vai muito além do desfile”, disse a secretária.
LEIA TAMBÉM: Embratur lança documentário sobre afroturismo em cinema de Salvador