Foto: Divulgação

A Zurich Airport Brasil – concessionária que administra o Aeroporto de Macaé e o Consórcio Bem Voar, composto pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e a Engeform Engenharia, realizaram recentemente um curso profissionalizante de Construção Civil voltado aos moradores das comunidades vizinhas do aeroporto. O objetivo é promover impacto positivo na sociedade, principalmente nos locais onde atuam.

O projeto faz parte das ações socioambientais do Programa Avance, – criado pela CBM há 13 anos – que iniciaram há quase um ano em Macaé junto com a construção da nova pista de pousos e decolagens do aeroporto. Durante o curso gratuito, os alunos tiveram aulas de Introdução ao Canteiro de Obras; Reparo e Construção; Materiais de Construção; Ferramentas, Segurança e Saúde do Trabalhador e Primeiros Socorros. Além disso, eles puderam aplicar na prática, no canteiro de obras da nova pista, os conhecimentos adquiridos. Ao final de 3 meses de curso, 18 pessoas se formaram e alguns já foram admitidos pelo consórcio Bem Voar, responsável pela construção, para trabalhar na obra.

“Essa oportunidade me ensinou que o conhecimento é um processo e que ouvir o outro é o caminho da verdadeira empatia. Agradeço aos professores por não desistirem do desafio que era meu e se tornou nosso, em tantos momentos. Obrigado por partilharem tanta sabedoria”, afirma Carlos Eduardo da Costa Borges, morador da Piracema, comunidade localizada ao lado do Aeroporto de Macaé e recém contrato. Moradora do Bairro Malvinas, a aluna Lilia Lima da Conceição de Sá conta que chegou desacreditada, mas que fazer parte do projeto significou muito para ela. “Aprendi sobre algumas áreas da Construção Civil que não conhecia, tirei minhas dúvidas, e o mais importante: passei a acreditar mais em mim, que podemos sim ir em frente, sem desistir”.

Com previsão de entrega em fevereiro de 2025, a nova pista terá 1410 metros e vai elevar a categoria do Aeroporto de Macaé, que poderá receber aeronaves de maior porte. A construção gerou até agora cerca de 380 empregos diretos e indiretos.

LEIA TAMBÉM: Infraero firma contratos para manutenção em pistas em aeroportos da Zurich