Philip Klien, CEO da ClickBus, ao lado de Natália Gruber, Michelle Xavier, Daiane Dunka e Daniel Mello - Foto: Claudia Dias

A ClickBus realizou nesta quarta-feira (6) um encontro com jornalistas, em São Paulo. Na ocasião, a plataforma apresentou resultados de uma pesquisa realizada em parceria com o Google, que teve como objetivo entender as preferências dos consumidores quando o assunto é o transporte em viagens para os brasileiros. De acordo com a pesquisa, apresentada por Daiane Dunka e Natália Gruber, líderes da indústria de viagens e de insights estratégicos do Google, respectivamente, o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro proprio (44%) e o avião (32%).

Ainda de acordo com o estudo, apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos. Além disso, para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023.

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Mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa do Google, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.

Fidelidade e frequência nas viagens

O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio, além de que 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. O estudo também apontou que mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declarou comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo.

“Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações” comenta Daiane Dunka, Head da Indústria de Varejo no Google Brasil. “O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade”, completa Dunka.

Campanha para compras online e por aplicativo

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia”.

Pensando nisso, a plataforma apresentou aos jornalistas um dos filmes da campanha digital para incentivar as compras online. Atualmente, quase metade das compras (49%) são feitas nos guichês das rodoviárias. Para isto, a ClickBus investiu R$ 100 milhões – R$ 60 milhões em tecnologia e R$ 40 milhões em marketing, com o objetivo de transformar a jonada digital dos seus clientes.

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