Durante sua palestra, na abertura do evento, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz apresentou os números do setor - Foto: Claudia Dias

Acontece, durante todo o dia de hoje a 10ª edição do evento Um Dia de Cruzeiros no Rio, promovido pela Abav-RJ. Na primeira palestra do dia, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) apresentou números positivos do setor de cruzeiros e adiantou as novidades do setor para a próxima temporada.

De acordo com o presidente da associação, Marcos Ferraz, em 2023 foram 31,7 milhões de cruzeiristas no mundo, um crescimento de 6,8% em relação aos 29,7 milhões registrados em 2019. A América do Sul apresentou um crescimento ainda maior, de 15,5%, com 1.08 milhão. Até 2027 a expectativa é de que os números se aproximem de 40 milhões de passageiros.

Publicidade
Os presidentes da CLIA Brasil, Marco Ferraz e da Abav-RJ, Marcelo Siciliano – Foto: Divulgação

E quem viaja quer voltar: 82% dos passageiros informaram que desejam voltar a fazer outra viagem – 12% já realizam dois cruzeiros por ano.

O perfil é variado, sem uma geração predominante – a média global é de 46 anos de idade, mas os millenials demonstram grande interesse por esse tipo de viagem. Os norte-americanos representam mais da metade dos viajantes (16,9 milhões). Já os passageiros brasileiros cresceram bastante: em 2019 eram 567 mil, em 2023 foram 740 mil viajantes. “Ainda há muito espaço para crescer: hoje menos de 1% de nossa população viaja de navio – nos Estados Unidos são 4%. Mas para isso precisamos de mais malha aérea, para que os passageiros possam fazer conexões”, disse.

De acordo com Marcos Ferraz, 73% dos viajantes dizem que os consultores de viagem têm impacto significativo em sua decisão de fazer uma viagem de cruzeiro. “Os números mostram que 91% brasileiros dizem que fariam novas viagens de navio. Ou seja, vocês, agentes, têm muito mercado a explorar. Na próxima temporada serão 844 mil leitos para vender aqui em nosso litoral, divididos por 40 navios. Oferecer eventos a bordo, como casamentos e congressos, pode ser uma boa alternativa. Já foi feita uma feira de sapatos, onde os compradores visitavam as cabines dos produtores para conhecer o mostruário. A criatividade não tem limites”.

Com a presença de 200 agentes de viagens, o encontro reúne representantes das principais empresas que operam cruzeiros marítimos e fluviais no Brasil e no mundo, assim como entidades envolvidas no setor, na sede da Fecomércio-RJ. O evento conta com a participação das empresas Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações e com a parceria de Abav Nacional, Fecomércio-RJ e Setur-RJ.

LEIA TAMBÉM: 6º Fórum CLIA Brasil 2024 tem local confirmado e inscrições abertas