Foto: Divulgação

O Aeroporto de Congonhas ganha um bolsão exclusivo para carros de aplicativos a partir desta quinta-feira (11). A área de espera dedicada a motoristas parceiros está localizada na entrada principal do aeroporto, próximo ao terminal, e vai funcionar das 4h30 às 23h30. O bolsão terá uma área total de 4.000 m² e capacidade para 145 vagas para veículos à espera de passageiros. Com ele, os motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, reduzindo o impacto no trânsito local. 

O novo bolsão fica localizado na entrada do sítio aeroportuário. Para os motoristas, o projeto prevê que as empresas de aplicativos, como Uber e 99, organizem filas virtuais para uma melhor organização do fluxo de chamadas. 

Publicidade

O tempo de permanência dos veículos no local será reduzido com essa mudança, que aumenta a capacidade de embarque e gera benefícios a todo o entorno, já que o tráfego passa a fluir melhor. A medida melhora também a experiência dos usuários, uma vez que os veículos poderão atendê-los mais rapidamente.  

Embarque de passageiros

Até o final do mês, a Aena irá aumentar em 33% o número de vagas para o embarque de passageiros em carros de aplicativos, passando das atuais 39 para 52. Esse aumento será possível com a redistribuição das vagas existentes no piso inferior, com a redução das atuais sete vagas de ônibus para duas. Com isso, serão criadas 13 novas vagas para carros de aplicativos. As mudanças vão aumentar a fluidez e melhorar o trânsito para todos os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas.

Além do aumento de vagas, a Aena irá aprimorar a sinalização e orientação do meio-fio com o objetivo de facilitar o encontro entre motoristas e passageiros. Entre as ações previstas, estão a instalação de setores de embarques, com indicações por números e cores, para que os passageiros aguardem no local exato da parada de seus veículos, melhorando a organização do tráfego e reduzindo o tempo de espera. Com a maior agilidade, haverá uma redução no tempo de permanência dos veículos no local e aumento da capacidade de embarque de passageiros.

Táxis

Além disso, a intenção da Aena é que as vagas de táxi fiquem concentradas no piso superior. Dessa forma, das atuais oito posições para táxis do piso inferior, sete passariam a ser dedicadas a carros de aplicativos. Permaneceria no local uma vaga destinada a táxi adaptado para passageiros com necessidades especiais. Essa medida ainda depende de aprovação da Prefeitura de São Paulo. Caso aprovada, o total de vagas para carros de aplicativos no piso inferior subiria para 59.   

Futura praça de integração

Para 2025, a Aena prevê uma segunda fase do projeto com a criação de uma praça para o embarque de passageiros em carros de aplicativos. Com cerca de 70 vagas de parada, o local ficará na cobertura do atual edifício garagem, com acesso facilitado logo após a saída do desembarque de voos. Para aumentar o conforto dos passageiros, serão criadas áreas comerciais e lounges de espera. 

A entrada e a saída dos carros de aplicativos na praça serão feitas por dois novos viadutos de acesso, desviando esses veículos do tráfego das vias do aeroporto. As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

Os estudos para os diversos projetos de melhoria do tráfego no Aeroporto de Congonhas estão sendo feitos em colaboração com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. A Aena também está em constante contato com todos os atores envolvidos, como demais órgãos públicos, empresas de transporte por aplicativo e cooperativas de táxi.

LEIA TAMBÉM: Congonhas terá 33% de aumento nas vagas destinadas a carros de aplicativos