Foto: Divulgação

Portugal registrou um crescimento de 54% no número de turistas brasileiros, em comparação ao mesmo período de 2022. Os números constam dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros quatro meses deste ano, O total foi de 320 mil visitantes brasileiros em Portugal. O número de pernoites aumentou também em 47%, com relação ao ano passado, contabilizando 765 mil.

 Além da explosão no número de brasileiros, a quantidade de visitantes europeus cresceu. Muitos deles, britânicos, espanhóis, italianos e irlandeses. Portugal obteve um recorde de visitas, com um aumento geral de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de turistas estrangeiros.

“A estimativa é de que no verão europeu o número dispare ainda mais, já que as praias do Algarve são um dos destinos mais buscados nessa época”, analisa Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas.

O profissional, do Canal Cidadania Portuguesa, que reside também no país, ainda complementa que a região do Algarve possui uma ampla variedade de praias. “Elas vão desde enseadas isoladas até extensas faixas de areia, atendendo a todos os gostos e preferências. Além disso, muitas praias do Algarve possuem bandeira azul, um selo de qualidade que garante a limpeza, segurança e infraestrutura adequada aos visitantes”, acrescenta.

Turismo estimula a economia portuguesa

O crescimento do turismo também vem impulsionando a economia portuguesa. Com relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, conforme informou o INE.

Apesar dos números positivos, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, tem ressaltado que os benefícios da recuperação econômica ainda não estão sendo sentidos pela maioria da população. No entanto, os indicadores econômicos favoráveis, como a redução da inflação e da taxa de desemprego, mostram uma melhora gradual da situação econômica do país.

“Com o aumento do número de turistas brasileiros em Portugal, é evidente o interesse crescente dos brasileiros em explorar as belezas e oportunidades oferecidas pelo país. Essa tendência fortalece a relação entre Brasil e Portugal, além de impulsionar a economia e o setor do turismo em ambos os países”, conclui Maurício.

Leia também: Portugal prevê aumento no número de residentes oriundos do Brasil