Foto: Setur-BA

O ano de 2023 continua se confirmando como um dos melhores para o turismo brasileiro. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira, 15 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o informativo, entre janeiro e abril, o setor cresceu 8,4% frente ao mesmo período de 2022. Ainda de acordo com o levantamento, o Turismo já está operando acima do patamar pré-pandemia.

De acordo com o IBGE, os segmentos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; e transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê impulsionaram esse crescimento. Em relação aos estados pesquisados, a maioria mostrou alta nos números, com destaque para São Paulo (8,3%), Minas Gerais (20,4%), Rio de Janeiro (5,0%), Bahia (11,7%), Paraná (13,7%) e Santa Catarina (11,6%).

Na comparação com abril do ano passado, o saldo também foi positivo para o setor. O volume cresceu 1,4%, 25ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de locação de automóveis; atividades teatrais, musicais e de espetáculos em geral; agências de viagens; serviços de bufê; e transporte rodoviário coletivo de passageiros.

Fonte: MTur