Nordeste: Festas de São João

O mês de junho começou com muita animação em várias cidades do Brasil. Afinal, esta é uma das temporadas favoritas dos brasileiros: as festas de São João, quermesses e festas juninas já estão acontecendo em todo o país.

É o momento de saborear muito milho e seus deliciosos derivados, tirar as botas e peças xadrez do armário e, para os mais animados, investir em um penteado e maquiagem típicos da época. Não pode faltar uma rodada acirrada de bingo, um vinho quente ou um quentão para aquecer o coração, e uma boa quadrilha para viver uma experiência completa.

Para os apreciadores de uma boa festa de São João, a Civitatis, site de atividades em português em destinos do mundo todo, fez uma seleção com as melhores cidades do Nordeste para curtir as festividades. Essas cidades oferecem uma experiência única e autêntica do São João, com uma rica mistura de música, dança, comida e tradições culturais. Confira a lista:

Square dance performing at the feast of Saint John, during the June celebration at Parque do Povo, Campina Grande, Paraiba, Brazil on June 25, 2011.

1. Campina Grande, Paraíba

Conhecida como a “Capital do Maior São João do Mundo”, Campina Grande oferece uma festa épica que dura todo o mês de junho. A cidade atrai milhares de turistas e foliões que se divertem com shows de grandes artistas, apresentações de quadrilha, comidas típicas e muito mais. O epicentro das festividades é o Parque do Povo, mas diversos outros eventos ocorrem por toda a cidade.

CARUARU, BRAZIL – JUNHO 26, 2016: Musicians perform during São João in Caruaru

2. Caruaru, Pernambuco

Rival de Campina Grande, Caruaru é conhecida como a “Capital do Forró” e oferece uma festa junina autêntica e tradicional. As festividades são divididas em diversos polos e palcos espalhados pela cidade, incluindo o famoso evento de comidas gigantes. O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é o principal palco, onde ocorrem apresentações de bandas de forró, quadrilhas e feiras de artesanato.

City of Mossoró, State of Rio Grande do Norte, Brazil – May 13, 2019 – Landmarks of the City of Mossoró.

3. Mossoró, Rio Grande do Norte
 

A festa de Mossoró, conhecida como “Mossoró Cidade Junina”, é um dos maiores eventos do gênero no estado. Um dos destaques é o “Chuva de Bala no País de Mossoró”, um espetáculo teatral ao ar livre que narra a história de resistência do povo de Mossoró contra o bando de Lampião. Além disso, shows e apresentações de quadrilhas acontecem anualmente no Corredor Cultural da cidade.

Aracaju, Sergipe, Brazil – June 9, 2024: Scenic city for June festival celebrations in northeast Brazil

4. Aracaju, Sergipe

A capital sergipana organiza o Forró Caju, uma das festas juninas mais populares do Nordeste. Os shows e a festa principal ocorrem nos dois palcos montados na Praça dos Mercados Centrais, apresentando grandes atrações de forró, sertanejo e bandas locais. Além disso, o evento inclui diversas atividades espalhadas pela cidade, como o Forró nos Bairros e o Circular Junino, que conta com trio pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas.

Salvador, Bahia, Brazil – June 16, 2022: Colorful flags and balloons decorating the feast of Sao Joao in the historic center of Salvador, Bahia.

5. Salvador, Bahia

Além de ser famosa pelo Carnaval, Salvador também possui uma celebração junina marcante. A cidade oferece uma programação repleta de eventos em dois locais principais: o Centro Histórico e o Parque de Exposições. Celebrar o São João no Pelourinho é uma experiência única que encanta todos os fãs da festividade, com sua atmosfera vibrante e autêntica.

Flags hanging in the streets of sao luis do maranhao for the festival of sao joao, bumba meu boi

6. São Luís, Maranhão
 

São Luís celebra o São João com um toque único, integrando o Bumba Meu Boi às festividades. O Arraial do Ipem e o Arraial da Praça Maria Aragão são os principais pontos de encontro, oferecendo apresentações folclóricas e musicais. No total, mais de 10 arraiais acontecem em diferentes regiões da cidade.

Recife – Pernambuco – Brasil – NOV 20 2021: Capoeira dance show at Marco Zero square

7. Recife, Pernambuco

Recife tem uma rica tradição junina, com muitas festas espalhadas pela cidade e centenas de apresentações culturais ao longo de junho. O São João de Recife inclui eventos no Sítio da Trindade e no Centro Histórico, com quadrilhas e shows de forró. As festividades também apresentam concursos de quadrilhas, procissões dedicadas aos santos juninos e cortejos de sanfoneiros.