A startup Fubá Educação Ambiental apresenta, nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o aplicativo BoRa Parque Lage. A novidade pretende transformar a visita ao Parque Lage, tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e paisagístico e um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, em uma experiência interativa, que promove o turismo sustentável e a educação ambiental. A startup foi impulsionada pelo EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Embratur, e irá apresentar o resultado do trabalho nos próximos dias 29 e 30. A entrega da ferramenta atende a parte da segunda etapa de Edital de Aceleração Sustentável do qual a Fubá participou.
Nos dois dias programados para a apresentação, entre 10h e 17h, os visitantes do Parque Lage poderão conhecer as funcionalidades do aplicativo trazidas pela startup. Após baixarem a ferramenta, disponível para Android e IOS, poderão participar de um percurso guiado no local. Os primeiros 80 visitantes que aderirem à plataforma receberão ecobags personalizadas.
Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o BoRa Parque Lage representa mais do que a promoção do Rio de Janeiro como destino. Isso porque o aplicativo traz pilares importantes como o ESG, que na sigla, em inglês significa Environmental (ambiental), Social e Governance (governança).
“A educação ambiental é o mote desta nova implantação e traz, em si, pilares fundamentais da atuação da Embratur: inovação e sustentabilidade. A solução dissemina informações sobre a biodiversidade brasileira, como também incentiva a compra de serviços sustentáveis locais, gerando renda para a comunidade e divulgando projetos brasileiros de conservação. Por se tratar de uma plataforma de educação ambiental, tocamos também no pilar social do ESG para a materialização da sustentabilidade”, destacou Reis.
Passeio no Parque
O BoRa Parque Lage funciona como um guia digital, acompanhando os turistas enquanto exploram o espaço. Durante o percurso, os usuários podem colecionar figurinhas com conteúdos ricos e variados sobre a fauna, flora, história e arquitetura do Parque Lage.
Além disso, o app é gamificado, permitindo que os turistas ganhem prêmios ao completar os roteiros, como descontos na entrada do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado e nas atividades do Parque Natural da Catacumba, oferecidas pela Lagoa Aventuras, como rapel, muro de escalada e tirolesa, além de desconto na compra de mel de abelhas nativas da Mata Atlântica, oferecido pelo Meliponário Zu.
São três os roteiros oferecidos pela plataforma: Palacete e Jardim do Parque Lage; Trilha Parque Lage ao Corcovado e Lugares incríveis ao redor do Parque Lage. Além disso, a ferramenta conta com recursos de acessibilidade, como vídeos em Libras e audiodescrição das imagens, tornando-o inclusivo para pessoas com diferentes deficiências.
LEIA TAMBÉM: