Um apagão global de tecnologia causou problemas em voos e check-ins da Europa e Estados Unidos. Segundo o Jornal O Globo, o problema foi causado por uma “atualização defeituosa” de um software de cibersegurança, o CrowdStrike Falcon. A CrowdStrike disse que o foco do problema já foi identificado e o processo de conserto está em andamento. O problema também afetou outros setores, como bancos, empresas e comunicação social.
Segundo a Administração Federal de Aviação do Estados Unidos (FAA), as principais companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de “problemas de comunicação”. Os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados por problemas similares.
No aeroporto de Sydney, foram registradas extensas filas. As companhias aéreas Air France, KLM (dos Países Baixos) e Ryanair (da Irlanda) enfrentaram contratempos em suas operações, assim como as três companhias aéreas indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.
SITUAÇÃO NO BRASIL
O Ministério de Portos e Aeroportos divulgou uma nota oficial, informando que o problema não afetou o tráfego aéreo brasileiro. “O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informa que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, diz a nota.
No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, empresas aéreas enfrentam algumas dificuldades operacionais, resultando em atrasos de voos e formação de filas de passageiros.
A RIOgaleão, concessionária responsável pela operação do aeroporto internacional, afirma que seus sistemas operam normalmente. Mas informou que sete voos da Azul e um da JetSmart apresentavam atraso por volta das 11h.
A Azul reconheceu, em nota, que a pane global impacta “indiretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial” e, com isso, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação aos passageiros que têm voo marcado para hoje e ainda não tenham feito o check-in cheguem ao aeroporto com maior antecedência e se dirijam ao balcão de atendimento da companhia.
A GOL informou que seus sistemas não sofreram impactos e a LATAM recomendou aos seus clientes que verifiquem cada voo, antes de seguir para o aeroporto.
FONTE: MPOr e Jornal O Globo