IndiGo Airlines - Foto: Divulgação

A Airbus fechou o maior pedido de aeronaves da história da aviação comercial. A gigante aeroespacial francesa anunciou nesta segunda-feira (19) que a companhia aérea indiana de baixo custo IndiGo fez um pedido de 500 de seus aviões A320, a serem entregues entre 2030 e 2035.

O acordo estabelece “o recorde para o maior contrato de compra única na história da aviação comercial”, disse a Airbus em um comunicado, e eleva o número total de aviões Airbus que a IndiGo encomendou para 1.330.

Fundada em 2006, a IndiGo é a principal companhia aérea da Índia em participação de mercado, de acordo com seu site. A empresa voou 86 milhões de clientes no último ano financeiro.

Pieter Elbers, executivo-chefe da IndiGo, disse em comunicado: “É difícil exagerar a importância do novo pedido histórico da IndiGo de 500 aeronaves da família Airbus A320. Uma carteira de pedidos de quase 1.000 aeronaves para a próxima década permite que a IndiGo cumpra sua missão de continuar a impulsionar o crescimento econômico, a coesão social e a mobilidade na Índia. Na IndiGo, temos orgulho de ser a companhia aérea preferida dos indianos para conectividade na Índia e para a Índia; e, ao fazê-lo, somos uma das principais companhias aéreas do mundo. Este pedido reafirma fortemente a crença da IndiGo no crescimento da Índia, na família A320 e em nossa parceria estratégica com a Airbus”, disse Elbers.

Para o diretor comercial e chefe da área internacional da Airbus, Christian Scherer, o pedido histórico “marca um novo capítulo no relacionamento entre a Airbus e a IndiGo, que está democratizando as viagens aéreas acessíveis para milhões de pessoas no mercado de aviação que mais cresce no mundo. É também um endosso retumbante da melhor economia operacional da categoria da família A320, que tem impulsionado o crescimento da IndiGo por quase duas décadas. Valorizamos nosso relacionamento histórico com a IndiGo e temos orgulho de nosso sucesso juntos. Esperamos contribuir para o crescimento da conectividade aérea da Índia em sua rede doméstica e nos mercados internacionais por meio da expansão dessa formidável parceria”.

Leia também: Airbus apresenta novo avião com teto transparente