A LATAM Brasil anunciou nesta segunda-feira, 19, que concretizou uma reestruturação interna para promover um relacionamento mais estratégico com diversos stakeholders e reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento do País. As mudanças dizem respeito à sua Diretoria de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade, que é liderada por Maria Elisa Curcio desde fevereiro deste ano, com reporte direto a Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A partir de agora, assumem novos desafios e respondem diretamente para Maria Elisa os seguintes profissionais: Tatiane Viana (agora Gerente de Regulatório e Assuntos Públicos da LATAM Brasil), Ligia Sato (agora Gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil) e Bruno Espinoza (agora Head de Comunicação Externa da LATAM Brasil).
MARIA ELISA CURCIO
Diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil
Maria Elisa tem uma sólida vivência em assuntos institucionais e governamentais e importante experiência em agendas de sustentabilidade e responsabilidade social em diversos segmentos de mercado. Trabalhou em empresas como Whirlpool, Avon, International Paper e, mais recentemente, na Ypê, onde atuou como diretora executiva de Relações Institucionais, Jurídico e DPO. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado e doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, lidera no Brasil toda a agenda e estratégia de Assuntos Corporativos, Regulatório e de Sustentabilidade da LATAM.
TATIANE VIANA
Gerente de Regulatório e Assuntos Públicos da LATAM Brasil
Tatiane Viana é advogada especialista em Direito Administrativo, Constitucional, Aeronáutico e conta com formação no Curso Preparatório de Instrutores (CPI) pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Atua na aviação há 25 anos, tendo trabalhado nas áreas de Atendimento ao Cliente, Infraestrutura Aeroportuária e Jurídico. É professora na Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de pós-graduação em Segurança de Voo na disciplina de Gerenciamento de Crises e no MBA de Gestão de Aviação Civil na disciplina de Serviços Aéreos, além de membro efetivo da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/SP. Em seu novo desafio, é a head das estratégias e ações da LATAM Brasil para o desenvolvimento da agenda Regulatória e Governamental no setor aéreo nacional.
LIGIA SATO
Gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil
Lígia Sato ingressou em 2010 na LATAM, tendo atuado nas áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais e Institucionais. Além disso, é membro do Board Consultivo da UNESCO-SOST Transcriativa como mentora da lente de Turismo de Capital Intelectual. Publicitária formada pela Universidade de São Paulo (USP), possui pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e em Administração e Organização de Eventos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Em seu novo desafio, é a head na LATAM Brasil do desenvolvimento da sua agenda de Sustentabilidade nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.
BRUNO ESPINOZA
Head de Comunicação Externa da LATAM Brasil
Bruno Espinoza é jornalista graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com extensão em Jornalismo Aplicado pela Universidade de Navarra (Espanha) e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Já atuou em empresas como O Estado de S. Paulo (Estadão) e Itaú Cultural. Ingressou na LATAM em 2009, inicialmente nas áreas de Comunicação Interna e Relações Institucionais, e construiu a sua trajetória na companhia sobretudo na área de Relações com a Imprensa no Brasil. Em seu novo desafio, lidera as estratégias e ações de comunicação externa da LATAM Brasil no seu relacionamento com imprensa e outros stakeholders estratégicos para a companhia e o setor aéreo.