Aeroporto de Recife - Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, vem batendo recordes na conquista de prêmios de pontualidade. No mês de março, o terminal foi eleito novamente como o melhor do Brasil no quesito. O terminal conquistou o primeiro lugar no mundo entre os equipamentos com 5 a 15 milhões de assentos ofertados ao ano. No ranking entre todos os aeroportos internacionais mundiais, o Recife conquistou a segunda posição. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (18), no levantamento The On-Time Performance Monthly Report Airports, realizado pela consultoria Cirium – uma das mais importantes do setor aéreo, e registra a pontualidade dos terminais. 

Dentro da sua categoria, o Aeroporto do Recife obteve a maior pontuação do mundo, alcançando índice de 92,46% de operações nos horários previstos. Na avaliação geral, ficou atrás apenas do aeroporto internacional de Osaka, no Japão. O terminal recifense melhorou o percentual em relação à pesquisa feita pela mesma consultoria, no início deste ano. Em janeiro, o aeroporto havia atingido 88,95% de operações pontuais, sendo o melhor do Brasil e o quarto do mundo. 

Aeroporto de Recife também conquista o Prêmio Aviação Mais Brasil

Além da pontuação registrada no relatório da Cirium, o aeroporto recifense ganhou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Aviação Mais Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, como o mais pontual do país na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano.

Em dezembro de 2022, o equipamento da capital pernambucana foi eleito o segundo melhor do mundo pelos usuários, segundo dados da consultoria AirHelp, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio. Em 2020, também obteve o prêmio de Melhor Terminal Regional do Brasil no World Airport Awards, que acontece desde 1999 e é promovido pela Skytrax, consultoria britânica do setor aeroportuário. Na mesma pesquisa, o Recife ainda ficou entre os melhores da América Latina e os que possuem a melhor equipe.