Foto: Abear

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta quarta-feira (18) do lançamento da 2ª edição do “Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor de Transporte”, publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O evento reuniu representantes do Sistema Transporte, que inclui a CNT, o Instituto de Transporte e Logística (ITL) e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), além de representantes de entidades que integram a confederação e empresários.

A nova edição está alinhada às evoluções tecnológicas, que alteraram diversas práticas do setor de transportes, criando cenários em que há a necessidade de tratar dados pessoais, como sistemas de inteligência artificial (IA). O material inclui também atualização legislativa e regulatória, contemplando as diretrizes mais recentes da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) acerca do tema. A primeira edição do material foi lançada em 2021.

Publicidade

Segundo o presidente da CNT, Vander Costa, o material é uma oportunidade para empresários e entidades adotarem de forma prática as normas em torno da LGPD, que está sempre em constante atualização. “Promovemos essa segunda edição do guia, e tenham certeza de que é uma obra de qualidade e merece a leitura de todos. É uma cartilha orientadora, importante para definir os passos que as empresas e entidades podem adotar. Parabenizo todo o time do Sistema Transporte envolvido na produção deste conteúdo”, disse.

Segundo a presidente da ABEAR, o guia é um produto importante para orientar não só o setor aéreo, mas todos os modais de transporte. “No nosso setor, dados são coletados em diversas etapas da experiência do cliente, como a reserva de bilhete, e acompanhamos os desdobramentos da LGPD desde que entrou em vigor. Este material atualizado da CNT será importante para discussões conjuntas com as nossas empresas associadas, sempre buscando as melhores práticas”, disse Jurema Monteiro. Ela destacou ainda a coordenação do tema na ABEAR, realizada pelo diretor Administrativo Financeiro, Compliance e Proteção de Dados da entidade, Antonio Augusto do Poço Pereira, que participou do evento por videoconferência.

LEIA TAMBÉM: ABEAR: Desde 2020, processos contra companhias aéreas aumentaram 60% ao ano