Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, no terceiro episódio da websérie ‘Passaporte para o Futuro’ (Foto: divulgação)

websérie ‘Passaporte para o Futuro’, uma extensão da Jornada Turismo 2030, que também promoveu o evento “1ª Jornada Turismo 2030 – Estratégias para Prosperar Frente aos Desafios Climáticos” na ABAV Expo 51, disponibilizou seu último episódio.

“O episódio três marca o fim de uma trajetória repleta de histórias inspiradoras, aprendizado e muito turismo proporcionado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens”, declara Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da ABAV Nacional.

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Com depoimentos de parceiros de instituições como SOS Mata Atlântica, Cemaden e Sebrae, a websérie convidou todos a refletir sobre o papel do turismo na luta contra as mudanças climáticas. Com curadoria realizada pela ApplyBrasil, os episódios serviram para gerar conversas, engajamento e discussões a respeito do setor.

No terceiro episódio, lançado no YouTube da ABAV Nacional, os espectadores poderão assistir os highlights da “1ª Jornada Turismo 2030 – Estratégias para Prosperar Frente aos Desafios Climáticos” realizada na ABAV Expo 51, em Brasília, conectados com tudo que foi discutido nos dois episódios anteriores. O evento reuniu uma rodada de painéis, apresentações dinâmicas, participação empolgante da plateia e de renomados convidados do setor.

Samara Santos, engenheira de energia e consultora do WWF-Brasil, no terceiro episódio da websérie ‘Passaporte para o Futuro’ (Foto: divulgação)

O retorno

No cenário atual de emergências climáticas, o terceiro episódio se concentrou em desenvolver e divulgar práticas sustentáveis que auxiliem o setor a enfrentar os desafios ambientais. “A transição energética não é só uma transição da forma como a gente vê a energia, é uma mudança de pensamento, é a mudança da forma como a gente encara o nosso dia a dia”, relata Samara Santos, engenheira de energia e consultora do WWF-Brasil.

Com a percepção ambiental em crescimento, o encontro incentivou empresas e destinos turísticos a adotarem práticas que preservem o meio ambiente, como a redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e a conscientização e aproximação do turista com a verdadeira cultura local. Isso auxilia a construir uma imagem positiva e atraente para visitantes preocupados com a sustentabilidade.

Adotar estratégias de sustentabilidade e resiliência climática pode tornar destinos e empresas mais competitivos globalmente, destacando-os como exemplos de turismo responsável e sustentável. “O turismo é uma atividade do mundo moderno sensível às emergências climáticas e pode sofrer sérias consequências frente a essas mudanças“, enfatizaJosé Marengo, climatologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden.

“Retornar” incentiva a inovação, apresentando soluções tecnológicas e práticas ecológicas que podem transformar o turismo, gerar empregos verdes e atrair investimentos, ajudando na recuperação econômica e no crescimento do setor.

Além de ações práticas, o último episódio registra a necessidade de conscientizar e educar sobre os impactos das mudanças climáticas no turismo, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento entre profissionais. “Nós estamos na década de restauração dos ecossistemas e o turismo é chave para o desenvolvimento regional, é chave para valorizar as comunidades”, finalizou Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica.