A websérie ‘Passaporte para o Futuro’, uma extensão da Jornada Turismo 2030, que também promoveu o evento “1ª Jornada Turismo 2030 – Estratégias para Prosperar Frente aos Desafios Climáticos” na ABAV Expo 51, disponibilizou seu último episódio.
“O episódio três marca o fim de uma trajetória repleta de histórias inspiradoras, aprendizado e muito turismo proporcionado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens”, declara Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da ABAV Nacional.
Com depoimentos de parceiros de instituições como SOS Mata Atlântica, Cemaden e Sebrae, a websérie convidou todos a refletir sobre o papel do turismo na luta contra as mudanças climáticas. Com curadoria realizada pela ApplyBrasil, os episódios serviram para gerar conversas, engajamento e discussões a respeito do setor.
No terceiro episódio, lançado no YouTube da ABAV Nacional, os espectadores poderão assistir os highlights da “1ª Jornada Turismo 2030 – Estratégias para Prosperar Frente aos Desafios Climáticos” realizada na ABAV Expo 51, em Brasília, conectados com tudo que foi discutido nos dois episódios anteriores. O evento reuniu uma rodada de painéis, apresentações dinâmicas, participação empolgante da plateia e de renomados convidados do setor.
O retorno
No cenário atual de emergências climáticas, o terceiro episódio se concentrou em desenvolver e divulgar práticas sustentáveis que auxiliem o setor a enfrentar os desafios ambientais. “A transição energética não é só uma transição da forma como a gente vê a energia, é uma mudança de pensamento, é a mudança da forma como a gente encara o nosso dia a dia”, relata Samara Santos, engenheira de energia e consultora do WWF-Brasil.
Com a percepção ambiental em crescimento, o encontro incentivou empresas e destinos turísticos a adotarem práticas que preservem o meio ambiente, como a redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e a conscientização e aproximação do turista com a verdadeira cultura local. Isso auxilia a construir uma imagem positiva e atraente para visitantes preocupados com a sustentabilidade.
Adotar estratégias de sustentabilidade e resiliência climática pode tornar destinos e empresas mais competitivos globalmente, destacando-os como exemplos de turismo responsável e sustentável. “O turismo é uma atividade do mundo moderno sensível às emergências climáticas e pode sofrer sérias consequências frente a essas mudanças“, enfatizaJosé Marengo, climatologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden.
“Retornar” incentiva a inovação, apresentando soluções tecnológicas e práticas ecológicas que podem transformar o turismo, gerar empregos verdes e atrair investimentos, ajudando na recuperação econômica e no crescimento do setor.
Além de ações práticas, o último episódio registra a necessidade de conscientizar e educar sobre os impactos das mudanças climáticas no turismo, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento entre profissionais. “Nós estamos na década de restauração dos ecossistemas e o turismo é chave para o desenvolvimento regional, é chave para valorizar as comunidades”, finalizou Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica.