A 51ª edição da ABAV Expo foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na cerimônia de abertura da feira, que deve reunir cerca de 30 mil participantes até o próximo sábado (28), autoridades como os Ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, entre outros.
Abrindo a sua primeira ABAV Expo à frente da instituição, a presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Ana Carolina Medeiros fez um discurso motivador para todo o setor. “Primeiro, quero agradecer aos agentes de viagens associados e as 27 ABAVs aqui presentes. Sem vocês, nada disso seria possível”, disse ela.
E continuou, reforçando a importância do setor para a economia do país. “O turismo representa 8% do PIB brasileiro e sabemos que tem potencial para ser mais. Para isso, precisamos de políticas públicas que valorizem o setor, além de maior atenção da iniciativa privada. Precisamos que os investidores sintam segurança jurídica na economia para acreditarem que vale a pena investir”, afirmou ela.
Ana Carolina também fez um apelo ao Ministro do Turismo, Celso Sabino, e à união de todo o setor para reverter o veto da responsabilidade solidária no texto da Lei Geral do Turismo, sancionado na última quarta-feira (18) pelo Presidente Lula.
“Todos nós tínhamos a expectativa de ter uma revisão da responsabilidade solidária do agenciamento, mas infelizmente, aconteceu o veto. Ministro, contamos com a sua articulação para construir uma Medida Provisória que regule a responsabilidade civil do agenciamento de viagens”, solicitou ela.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, também comemorou o momento atual do setor. “De janeiro a julho, foram mais de R$ 113 bilhões arrecadados pela indústria do Turismo. Hoje, o brasileiro tem mais voos, mais hotéis, mais agências qualificadas e mais renda, podendo conhecer cada vez mais nosso país. Desejo sucesso a cada agência de viagens do Brasil. Que vocês possam fazer grandes negócios e continuem ajudando o turismo brasileiro”, afirmou.