Começa nesta quinta-feira (26) a ABAV Expo 51 e anuncia mais uma facilidade para os participantes credenciados: transfers gratuitos durante os três dias do evento. As rotas conectam pontos estratégicos de Brasília e Distrito Federal ao Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, onde ocorre, até 28 de setembro, a maior feira da América Latino no segmento.
Serão diversas linhas saindo da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga, SCIA, Park Sul, além das rotas circulares que farão o trajeto de ida e volta da Rodoviário do Plano Piloto ao CICB. Os horários e locais de embarque estão disponíveis no site da ABAV Expo51.
“Além de facilitar o deslocamento dos participantes, a medida reforça o compromisso da ABAV com a sustentabilidade e a mobilidade urbana, contribuindo para a redução do tráfego na cidade anfitriã e do impacto ambiental durante o evento”, destaca Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional.
PROGRAMAÇÃO
De 26 a 28 de setembro, a ABAV Expo 51 reunirá os principais players do mercado turístico, proporcionando uma plataforma para networking, geração de negócios e novas parcerias, além de capacitações, treinamentos e debates sobre as tendências e inovações do setor. A expectativa é que a feira receba 30 mil visitantes. Confira os destaques da programação:
- ABAV TALKS: Neste ano, a ABAV Expo promove 60 treinamentos entre palestras, painéis e capacitações. Serão quatro arenas, divididas em Inovabilidade, dedicada à temática ESG; Estratégias, direcionada a demonstrar transformações que impactaram positivamente órgãos e empresas; Especialização, focada em capacitações técnicas; e Vivências e Lazer, voltada para criar experiências únicas em cada destino.
O ABAV Talks vai trazer temas relevantes e atuais para o setor, como a palestra sobre as mudanças trazidas com a Lei Geral do Turismo, sobre Governança Pública para o setor, além de debates e capacitações em segmentos como “Afro Turismo e Povos Originários”, “Turismo 60+”, “Turismo Inclusivo e Diversidade”, “Direito do Consumidor” com o Desembargador Leonardo Bessa, “Turismo Cívico”, entre outros.
- INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Nos dias 26 e 27 de setembro, a ABAV Nacional inova e promove a 1ª Jornada do Turismo 2030 – Estratégias para prosperar frente aos Desafios Climáticos, com curadoria da Apply Brasil e patrocínio do Mato Grosso do Sul. O evento ocorre paralelamente à ABAV Expo 51 e traz painéis de debate sobre “Turismo Regenerativo e Descarbonização”, mediados pela jornalista Christiane Pelajo.
Um dos pontos fortes do evento é a websérie ‘Jornada 2030 – Passaporte para o Futuro’, que servirá de ponto de partida para os painéis de discussão. O evento também contará com a participação de renomados especialistas, como José Marengo do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Márcia Hirota da Fundação SOS Mata Atlântica, entre outros. Ao longo dos dois dias, haverá também miniapresentações de organizações destacadas, como WWF-Brasil, ICCT – International Council on Clean Transportation, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Embratur, IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e WAP – World Animal Protection).
- BUYERS CLUB: O Programa de Compradores Convidados – ABAV Buyers Club – faz a maior entrega de sua história e levará à Brasília 60 compradores internacionais, de 13 países: Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha, México, EUA, Suíça, França, Reino Unido e Alemanha. A iniciativa pretende gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa. Também participarão desta edição 60 compradores nacionais, divididos entre DMC, Operadoras e profissionais do segmento MICE do mercado brasileiro.
- ÁREA INTERNACIONAL: Mais de 20 destinos internacionais estarão presentes na feira, com estandes personalizados. Os espaços proporcionam uma imersão autêntica em culturas, tradições e atrativos turísticos ao redor do mundo, apresentados por órgãos oficiais de Turismo, DMCs e embaixadas.
- ABAV TRAVEL TECH E ESPAÇO DAS OPERADORAS: Para estimular a inovação no Turismo, a ilha de tecnologia ABAV Travel Tech vai reunir projetos especiais criados especialmente para empresas do setor. Outro destaque é o Espaço das Operadoras, o maior em feiras do setor. A iniciativa oferece uma localização estratégica no evento e serve como uma vitrine para as empresas, dando mais visibilidade e proporcionando mais oportunidades de negócios.
- JORNADA ABAV ESG: Focada nas três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômico -, a iniciativa é inspirada na Agenda 2030 e promove um conjunto de ações em prol da conscientização de visitantes, expositores e toda a cadeia turística envolvida na realização do evento. Esta edição conta com incentivo à redução de recursos não renováveis, à utilização de materiais reutilizáveis, a iniciativas que promovem a diversidade e inclusão, além de uma campanha que engaja os expositores a também promoverem ações de ESG ao longo do evento.
- NOVIDADE: Para proporcionar uma experiência completa e interativa entre expositores e visitantes, o Desafio ABAV é uma das novidades de 2024. A gamificação da maior feira de turismo da América Latina cria caminhos que geram mais conhecimento e negócios, além de acumular pontos que poderão ser trocados por recompensas na loja do Game, como hospedagens e até passagens aéreas. São cinco trilhas que incentivam os participantes a explorar os estandes e fazer networking, a partir de jogos de perguntas e respostas, recompensas e prêmios.
- VISITAÇÃO: Outra novidade neste ano é a abertura da ABAV Expo para o público em geral, no dia 28 de setembro. Além da participação de profissionais do setor, a feira proporcionará ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre produtos e destinos turísticos. A entrada solidária terá valor de R$ 20 reais e será totalmente revertida para o Médico sem Fronteiras.
LEIA TAMBÉM: ABAV Expo: No discurso de abertura, Ana Carolina Medeiros pede a união do setor