O Visit Rio Convention Bureau promoveu em Londres, na segunda-feira (4), um evento exclusivo para parceiros estratégicos do setor turístico europeu. Agentes de viagens, representantes de hotéis e empresas do ramo puderam se conectar e conhecer as inovações do circuito que a cidade do Rio de Janeiro vem oferecendo aos visitantes.
A agenda da entidade na capital inglesa faz parte dos esforços em atrair mais europeus à cidade maravilhosa na esteira da World Travel Market (WTM) 2024, que ocorre de 5 a 7 de novembro, também em Londres. O encontro é um dos principais do setor de turismo mundial e o mais importante da Europa, reunindo mais de 35.000 profissionais de 184 países para promover destinos turísticos e estabelecer conexões comerciais.
O foco do Visit Rio está em promover os atrativos turísticos do Rio de Janeiro e aumentar o fluxo de turistas europeus para a cidade. Os visitantes do continente representam parcela importante do turismo carioca.
De acordo com dados da Embratur, entre janeiro e setembro deste ano, cinco dos dez países com maior fluxo de turistas para o Rio de Janeiro foram da Europa. A França liderou em quarto lugar no ranking geral, com 52 mil visitantes, seguida pelo Reino Unido (32 mil), Portugal (29 mil), Alemanha (26 mil) e Itália (20 mil).
“Representar mais um ano a cidade maravilhosa aqui em Londres é uma oportunidade única para fortalecer os laços entre o Rio e o mercado europeu. O crescimento no número de turistas europeus demonstra que a cidade está mais atraente do que nunca. Vamos continuar promovendo a diversidade e a inovação dos nossos atrativos, além de reforçar nosso compromisso com o turismo sustentável”, afirma a diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner.
Durante a WTM 2024, o Visit Rio apresentará uma variedade de experiências turísticas que tornam o Rio um dos destinos mais queridos e visitados da América Latina. Além das tradicionais e famosas atrações, como as praias, o carnaval e a gastronomia local, serão destacadas iniciativas sustentáveis que promovem a cidade ao mundo. Afinal, o tema deve ser um dos principais desta edição do evento.
O WTM incluirá workshops sobre como minimizar a pegada de carbono nas viagens e discussões sobre turismo de saúde. E, como de praxe, a feira, conhecida por ser um ponto de networking do setor turístico, aborda tradicionalmente tendências no turismo, como tecnologia e bem-estar, com seções dedicadas a inovações que melhoram a experiência do viajante.