TIRADENTES Foto: Pedro Vilela / Setur MG

Minas Gerais, mais uma vez, ganhou destaque no turismo internacional. A cidade de Tiradentes, com seu roteiro turístico “Walking Tour Becos de Tiradentes”, ficou entre as 25 melhores excursões culturais e históricas do mundo. O passeio ficou em 1º lugar na categoria “Melhores experiências gerais” do Brasil e em 4º da América do Sul.

O ranking foi divulgado pelo TripAdvisor, uma das mais reconhecidas plataformas de viagens, em sua premiação anual Traveller’s Choice Best of the Best 2023. A premiação é dada para os circuitos mais bem avaliados pelos usuários.

Publicidade

Na disputa global, Tiradentes foi único representante brasileiro entre os 25 eleitos. O roteiro apareceu na lista ao lado de atrações culturais, como a visita guiada ao museu do Louvre, em Paris, a excursão ao subterrâneo do Coliseu, em Roma, excursão particular ao Taj Mahal, em Nova Délhi, e o Walking Tour em Florença, na Itália.

Tiradentes recebe cerca de 280 mil turistas por ano. Motivos não faltam para atrair tantos visitantes: a cidade mineira tem mais de 15 bens históricos tombados, oito registros de bens culturais imateriais, além das belas paisagens naturais, com montanhas, cachoeiras, rios e lagos no entorno.

Tiradentes: Roteiros para todos os gostos

Qualificado como 5 estrelas no TripAdvisor, o roteiro “Walking Tour Becos de Tiradentes” tem mais de 610 avaliações, todas classificadas como excelente. A caminhada, que dura cerca de 2h30, promove uma imersão histórico-cultural pelo percurso dos becos, bosques e principais igrejas da cidade, integrante do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes.

O passeio a pé pelas ruas de Tiradentes é apenas um dos inúmeros roteiros disponíveis. São vários cadastrados no Minas Recebe, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) para garantir a qualidade e apoiar a comercialização dos serviços e produtos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado.

Quem quiser apreciar os patrimônios históricos da cidade pode realizar passeios como “Minas Gerais do Ouro e Barroco”, “Desvendando os segredos e riquezas da Estrada Real” e “Mineiridade – Nossa história”. Os que desejarem desfrutar da cozinha mineira podem realizar a rota do queijo ou fazer um tour pela gastronomia de Tiradentes.

Já os amantes da natureza têm como opções passeios como o da rota das águas verdes, no vale do Rio Elvas, onde encontram-se belos córregos, cachoeiras e lagos. Outra alternativa mais radical é a rota das estações, que oferece trilhas de bike em grupos.