Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças, realiza, até o próximo dia 4 de outubro, um mapeamento da percepção de famílias que frequentam atrativos turísticos com crianças e também uma avaliação dos próprios empreendimentos do setor, no que diz respeito à estrutura, programacão, equipe, facilidades e serviços.

As famílias são responsáveis pela maior parte das compras de viagens no Estado de SP, de acordo com a Fundação Seade. “Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Publicidade

A sondagem vai captar a percepção dos turistas e moradores sobre espaços público e privados sobre os atrativos turísticos paulistas. Já a sondagem voltada aos empreendimentos será compartilhada com atrações turísticas, meios de hospedagem, restaurantes e áreas públicas, entre outros, para entender a infraestrutura oferecida às crianças nesses locais.

“Ser amigável às crianças, ou “child-friendly”, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada no estabelecimento; acima de tudo, engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, do São Paulo Para Crianças.

São Paulo se tornou um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, para além dos negócios que consolidaram o Estado como um dos principais destinos de feiras e eventos corporativos do país.