A partir do próximo dia 31 de outubro, o Projeto Maravilha transforma o Parque Bondinho Pão de Açúcar® em um espaço de arte contemporânea ao ar livre. No mês de aniversário de 112 anos do atrativo turístico mais amado pelos cariocas, o projeto marca a inauguração do Bosque das Artes, novidade que reúne arte e inovação, no Pão de Açúcar.
O Projeto Maravilha, idealizado pelo gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald e realizado pela produtora A-Ponte, vai comissionar expoentes da arte brasileira para criarem obras inéditas. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo da China National Petroleum Corporation (CNPC) e apoio do Parque Bondinho Pão de Açúcar®.
A curadoria de Ulisses Carrilho exalta o Rio de Janeiro e a exuberância da sua paisagem natural, utilizando a arte para promover conscientização crítica e estimular a imaginação coletiva. O artista convidado para esta primeira edição do projeto é o gaúcho Carlos Vergara, que celebra em 2024 os seus 60 anos de carreira. “Queremos proporcionar uma vivência da arte contemporânea, além de ampliar a contemplação da paisagem e de toda a riqueza do ecossistema”, afirma Szwarcwald.
Considerado um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, o Parque Bondinho Pão de Açúcar® também é uma das vistas mais deslumbrantes da cidade e um lugar repleto de história e natureza, além de oferecer experiências diversas a cariocas e turistas.
Para Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter, holding que administra o Parque Bondinho, o Projeto Maravilha está alinhado aos valores do atrativo, que atua de forma ativa gerando impacto positivo no ambiente e nas comunidades onde atua, e também no incentivo à cultura do Rio de Janeiro.
“Estamos muito felizes com a inauguração do Bosque das Artes, que promete ser mais um importante ativo para a cidade do Rio de Janeiro, um verdadeiro presente; e claro, com a escolha do Projeto Maravilha como mostra inaugural deste espaço. O Parque Bondinho Pão de Açúcar® acredita que turismo e cultura podem – e devem – andar de mãos dadas. Essa união é capaz de fortalecer toda uma cadeia produtiva, que beneficia empreendedores, artistas e comunidade local. A criação do Bosque das Artes é mais um projeto que integra experiências inesquecíveis e sustentáveis, valorizando o bioma no qual estamos inseridos”, afirma Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter.
O Bosque das Artes será inaugurado no dia 31 de outubro e ficará aberto aos visitantes, das 9h às 17h30, diariamente e de forma gratuita. Os ingressos para o Parque Bondinho Pão de Açúcar® podem ser adquiridos pelo site oficial do atrativo ou pela bilheteria no local.