Foto: Divulgação

O I Encontro Paraibano de Turismo de Aventura é um evento de caráter turístico e esportivo que propõe reunir todos os amantes dos esportes de aventura e das atividades praticadas na natureza. Será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho na Pedra Cruzeiro, no município de Pilões, PB.

O evento também pretende destacar a Pedra do Cruzeiro e o seu potencial turístico e esportivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

O público alvo do I EPTA divide-se em quatro categorias: amantes das atividades na natureza, profissionais de esportes de aventura, turistas e população local.

A realização desse evento traz entre suas propostas, a divulgação do potencial turístico e esportivo do Brejo Paraibano, associando a imagem do Estado, além do sol e mar, como também alternativa à prática de esportes de aventura e vivências na natureza.

Seu objetivo principal é promover um evento sustentável do qual a população local, turistas e praticantes de esportes e atividades de aventura (profissionais e/ou não), possam se integrar e desfrutar das riquezas naturais da Pedra do Cruzeiro e de toda a região promovendo geração de emprego e renda.

O I EPTA também tem como objetivos específicos: receber mais de 100 participantes inscritos em oficinas; atrair mais de 800 turistas durante os quatro dias de evento; divulgar a Pedra do Cruzeiro como polo turístico de esportes e atividades de aventura; incentivar a prática de esportes e atividades de aventura com segurança através das oficinas e palestras; integrar a população local e turistas na promoção do desenvolvimento socioeconômico da região; promover práticas de mínimo impacto e conscientizar sobre danos causados pelo turismo desordenado; discutir e incentivar a acessibilidade nas práticas de esportes e atividades de aventura.

Sobre o local

A Pedra do Cruzeiro fica localizada no município de Pilões, no Brejo Paraibano, à 120 Km de João Pessoa e à 80 Km de Campina Grande. Situada em uma região de clima ameno e natureza exuberante, esta Pedra sempre foi símbolo de fé e peregrinação para os moradores católicos dessa região. Sua beleza e imponência sempre atraíram fiéis e visitantes.

No início dos anos cinquenta, aconteceu um fato que marcou a história dessa comunidade estabelecendo um marco religioso que tem sido propagado entre as gerações. Celestina Gomes da Silva, moradora da comunidade, acometida de uma enfermidade, fez um promessa à Nossa Senhora do Livramento e sua prece foi atendida. Ela reuniu moradores dos sítios vizinhos e construíram uma capela homenageando a divindade.

Desde então, a Pedra do Cruzeiro está rodeada pelo misticismo e inúmeras histórias de milagres, recebendo visitas não apenas de religiosos, mas de pessoas que apreciam a beleza do local, turistas e aventureiros praticantes de esportes e atividades radicais em toda a Pedra. Teve seu primeiro pino de escalada batido em 1996, via que foi conquistada em 16 de outubro de 2022 e batizada de Via Ninho do Bacurau porque ao final da subida foi encontrado um ninho da ave.

No local, também é ministrado cursos de formação para bombeiros e treinamento para salvamento em altura e espaço confinado. No dia 12 de Outubro acontece uma grande romaria seguida de uma missa campal reunindo centenas de devotos anualmente.

A pedra do Cruzeiro é também parte das Rotas Turísticas da região, Caminhos do Frio e Caminhos do Padre Ibiapina.

O evento é realizado com apoio do Areia Convention & Visitors Bureau.

Para saber a programação completa e mais informações: www.instagram.com/encontropta, (83) 99833-6130 e encontropta@gmail.com