Consagrada como uma das maiores feiras de negócios do mundo do vinho na América Latina, a Wine South America divulgou uma nova data para a sua 5ª edição: 6 a 8 de maio de 2025, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Originalmente programada para ocorrer no início de setembro deste ano, a WSA foi adiada devido aos recentes eventos climáticos que afetaram todo o Rio Grande do Sul, dificultando a organização logística que é essencial para a realização de um evento de porte internacional.
Representantes do setor vitivinícola veem a mudança no calendário como positiva e oportuna. Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), destaca que maio é um mês importante para a promoção do enoturismo de inverno e para a comercialização de vinhos tintos. “Sem dúvidas, a nova data, no primeiro semestre, coincide com uma época essencial para o setor. Esse período é o momento de promoção do enoturismo de inverno, que sempre gera um fluxo grande de turistas na Serra Gaúcha. Além disso, nessa época é quando mais fomentamos a promoção dos vinhos tintos. Então a nova data é um ótimo momento para a abertura de canais”, analisa.

Panizzi, que também é presidente da União Brasileira de Viticultura (Uvibra), avalia ainda que a manutenção da feira em 2024 poderia gerar impactos na experiência de compra dos visitantes. “A preocupação do setor para uma feira de negócios é sempre trazer bons compradores. Avalio que propiciar a eles uma grande experiência é muito importante e, claro, essa experiência começa no embarque deles. Hoje temos essa dificuldade logística do aeroporto que prejudica muito. A experiência do comprador não fica completa e satisfatória. Então vejo o intuito da mudança não como um problema, mas uma oportunidade para promover nossos produtos e serviços em uma época bem interessante”, completa.
As expectativas para a 5ª edição da WSA seguem sendo expressivas. Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina.
Ao todo, rótulos de cerca de 20 países serão apresentados na WSA, por mais de 360 marcas expositoras. Entre os destaques internacionais da 5ª edição estará o estande coletivo da Itália, que é promovido pelo ICE-ITA. O espaço da iniciativa deve dobrar de tamanho em relação ao último. Vale destacar ainda que a WSA contará com vinícolas premium de países como Uruguai, Chile, Argentina, Espanha, França, Portugal, Georgia, dentre outros.