Foto: Divulgação

A segunda edição da HSMAI Strategy Conference Gramado, organizada pela HSMAI Brasil, associação internacional com foco no desenvolvimento de executivos e profissionais da indústria de Hotelaria e Turismo, realizada no dia 7 de outubro, em Gramado, terminou com uma avaliação muito positiva.

O evento, que aconteceu no Hotel Master Gramado, reuniu 90 empresários e executivos do setor de hospitalidade e turismo e apresentou painéis e palestras com a participação de grandes nomes do segmento, que destacaram a neuropersuasão em vendas, o poder das vendas diretas  e os benefícios da combinação entre RM e IA, além de insights para todas as disciplinas da comercialização hoteleira.

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“A HSMAI desembarcou no Sul do Brasil pra ficar, é bonito demais ver os eventos lotados, cheios de profissionais renomados e público qualificado”, comentou Fabiano Cailon, gestor Comercial no Hotel Bertoluci e Board Member HSMAI Sul. “Com certeza, ficou o gostinho de quero mais e o trade de Gramado e Região agradece a associação pela realização deste importante encontro” completou Cristiane Mors, diretora de Vendas e Marketing na Laghetto Hotéis e Board Member HSMAI Sul.

 “É com grande entusiasmo que consolidamos o chapter HSMAI no Sul do Brasil, contando com novos profissionais que vão reforçar a nossa atuação na região. Para 2025, temos planos ambiciosos que incluem a diversificação de eventos e debates em várias cidades do Sul, levando discussões relevantes para o setor hoteleiro e incentivando o mercado a ‘pensar estrategicamente’. Acreditamos que, com estas iniciativas, vamos continuar impulsionando o desenvolvimento e fortalecendo o ecossistema da hotelaria regional, promovendo um impacto ainda mais positivo para todos os profissionais do setor”, comemora Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam.

Como fidelizar clientes?

Para apresentar a palestra “Neuropersuasão: a Ciência da Conquista e da Fidelização de Clientes”, Maurício Refatti, professor de Neuropersuasão e Marketing, mestrando Neuroscience for Business e TEDx Speaker, subiu ao palco em companhia de Maitê Dall’Onder Michelon, diretora da Rede de Hotéis Dall’Onder, que atuou como mediadora.

O profissional destacou que o cérebro utiliza cinco capacidades distintas para influenciar as nossas escolhas e decisões de compra, demonstrando que o comportamento do consumidor é muito mais complexo e subjetivo do que se pensava. “O conforto cognitivo é um dos principais fatores. Preferimos o que nos é familiar porque gera menos receio e mais conforto. Por exemplo, quando temos menos opções de produtos ou marcas, a nossa tendência é comprar mais, porque evitamos o estresse causado por ter de escolher entre muitas alternativas”, explicou.

O uso de estímulos sociais também foi abordado por Maurício, que destacou como exemplo concreto a forma como avisos de sustentabilidade em hotéis são formulados. “Mensagens como ‘A maioria dos hóspedes que usaram este quarto reutilizaram as toalhas’ aumentam o engajamento em 33% em comparação com mensagens mais genéricas como ‘Proteja a natureza’”, exemplificou.

Vendas diretas para maximizar os lucros

Augusto Rocha, VP Sales & Marketing na Pmweb, palestrou logo em seguida. Para falar do “O Poder da Venda Direta na Maximização dos Lucros”, o profissional reforçou a importância da venda direta e desafiou os presentes a adotarem uma postura mais ousada em suas estratégias de comunicação e comercialização.

“É fundamental que as empresas tenham a coragem de posicionar a sua comunicação de forma clara e direcionada, alinhando toda a sua estratégia comercial para impulsionar as vendas nos seus próprios canais. A venda direta não é apenas uma alternativa, mas uma necessidade para garantir maior controle sobre o relacionamento com o cliente e a rentabilidade do negócio”, enfatizou.

Onde podemos usar a IA para hotelaria?

Para apresentar os “Benefícios da combinação de Revenue Management e Inteligência Artificial”, Francisco Braulio Oliveira, cientista de dados especialista no Centro de Inovação e Conhecimento CESAR, foi recebido no palco por Juan Andrade, gerente de Revenue Management e Distribuição na Wyndham Hotels & Resorts.

Francisco destacou as principais tendências e ferramentas para otimização de receitas no setor. Durante a sua apresentação, ele ressaltou a importância de um sistema integrado que permita análises, previsões e ajustes dinâmicos para maximizar o lucro e a eficiência dos hotéis.

“A previsão de demanda e a otimização de tarifas são essenciais para aumentar a receita. Sistemas avançados de gestão de receitas, que utilizam big data e machine learning, conseguem reduzir erros de previsão em até 20%, o que pode resultar em um aumento de 1% na receita total”, explicou Francisco.

Entre as principais funcionalidades, ele mencionou a recomendação dinâmica de tarifas, monitorização de KPIs e a geração de insights que permitem uma gestão de receitas mais eficiente e precisa. “Com a automatização e o uso de IA, é possível transitar de um modelo baseado em regras para um modelo baseado em ciência, tornando a gestão mais ágil e estratégica”, afirmou.