ALFREDO LOPES, presidente do HotéisRio - Foto Alexandre Macieira/Divulgação

No próximo dia 28 de junho, o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO) e a Associação Comercial e Industrial do Recreio e das Vargens (ACIR) realizam a 20ª edição do tradicional Fórum de Segurança. O evento é reconhecido pelas autoridades como um importante espaço para troca de experiências e monitoramento de tendências relacionadas ao assunto.  Este ano, o encontro reúne autoridades em oito painéis para debater temas como tecnologia, direitos aos cidadãos e inteligência, entre outros.

A abertura acontece a partir das 9h30, com a presença do vice-governador, Thiago Pampolha, que apresentará o primeiro painel às 10h20, com o tema “Como se faz um plano de segurança pública que priorize a redução dos crimes violentos, dos crimes ambientais e do crime organizado, incluindo a corrupção?”. Ele também falará sobre a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o programa Polícia Presente no combate à criminalidade e na redução dos delitos.

Publicidade

Na sequência, será vez do secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires, dar sua contribuição ao debate sobre o fortalecimento de corporações policiais democráticas e orientadas à prestação de serviços à comunidade para promover a segurança pública e proteger os direitos dos cidadãos em um ambiente democrático e de respeito aos direitos humanos.

O painel seguinte será feito pelo subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel José Ramos da Silva Júnior, com a temática “Os avanços tecnológicos e o uso de drones na Segurança Pública do RJ no combate à criminalidade no RJ e o enfretamento dessas tecnologias nas mãos dos criminosos”.

Em seguida, o secretário de Estado da Polícia Civil do RJ, Fernando Albuquerque, abordará ações do setor de inteligência e seus desafios no combate ao crime organizado, além da atuação da Polícia Civil especializada no combate aos crimes relacionados às milícias.

O secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro (SEOP), Brenno Carnevale, discorrerá sobre o tema “Desordem Urbana, camelôs, ocupações irregulares e segurança pública”.

Para falar sobre aplicação do programa Polícia Presente em Vargem Grande e Vargem Pequena e sobre o plano de segurança pública no combate às milícias e ao tráfico de drogas está confirmado o secretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro, Bernado Rossi.

Fechando o fórum, o promotor de justiça do Ministério Público, Marcio Almeida, fará palestra sobre “A cultura da violência no Rio de Janeiro”.

“Quem mora ou empreende no Rio de Janeiro convive com o impacto que a segurança tem nos negócios e na rotina. A imagem do turismo é constantemente afetada pelas notícias negativas envolvendo a criminalidade. O carioca muitas vezes se sente refém desses grupos criminosos que, aos poucos, têm tomado o papel em ações e serviços que caberiam ao Estado. Precisamos de uma política de Estado para enfrentar e se aprofundar no tema segurança pública. Este fórum reúne grandes autoridades no tema e sem dúvida representa o começo de um caminho de resolução que atenda a urgência da sociedade”, defende o presidente do HotéisRIO e da ACIR, Alfredo Lopes. 

O encontro acontece das 9h30 às 12h, no eSuites Hotel Recreio Shopping. Clique aqui para inscrições.