Entre os dias 11 e 15 de setembro, um grupo de 15 agentes de viagens do Paraná embarcou com a Frt Operadora e o Visite Espírito Santo para um famtour pelos atrativos da capital, Vitória, e outros destinos do Espírito Santo, como Vila Velha e Guarapari.
Na viagem, que contou com o apoio do receptivo local Capixaba Turismo e do Sebrae, o grupo se deparou com paisagens deslumbrantes, como a Praia de Manguinhos, onde puderam saborear a famosa moqueca capixaba com vista para o mar.
O roteiro incluiu ainda uma visita às montanhas capixabas, com direito à deslumbrante paisagem da Pedra Azul, um dos cartões-postais do estado, e um city tour por Vitória e Vila Velha, começando no Farol de Santa Luzia e no histórico Convento da Penha, que oferece uma vista panorâmica da região. Durante o tour, os agentes também conheceram a Catedral Metropolitana de Vitória e o Projeto Baleia Jubarte.
Os agentes puderam ainda contemplar uma visita à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, que desenvolve um trabalho de confecção de panelas de barro, patrimônio imaterial que remete às tradições indígenas da região, além de um passeio de escuna em Guarapari, com visita às praias de Areia Preta, Praia das Castanheiras e Praia dos Namorados.
Para Elisaine Carvalho, da agência Viaje e Compartilhe, de Foz do Iguaçu (PR), famtours como este são essenciais para impulsionar a venda de destinos turísticos, especialmente os atrativos do Espírito Santo.
“Confesso que não tinha grandes expectativas quanto ao destino, mas vivenciar, em primeira mão, as atrações, a infraestrutura, a cultura e a hospitalidade local mudou completamente minha percepção. Ao explorar pontos turísticos e observar tanta cultura sendo apresentada de formas diversas – como na produção de café, morangos, chocolates e cachaças – voltei encantada. Isso nos dá a oportunidade de promover o Espírito Santo com mais propriedade, confiança e entusiasmo”, ressalta.
A executiva comercial da FRT, Evelin Kunz, agradeceu ao Visite Espírito Santo pela oportunidade e ressaltou que, na FRT, acredita-se firmemente que a melhor maneira de capacitar os agentes é por meio da oferta de treinamentos e famtours. “Essa abordagem proporciona a eles uma experiência prática e imersiva, facilitando significativamente a compreensão dos produtos e aprimorando suas habilidades de venda”, destacou.
Ela também pontuou que o destino superou as expectativas, tanto em relação à qualidade da hospedagem quanto às diversas atividades disponíveis. “Essa vivência foi fundamental para enriquecer nosso conhecimento e, consequentemente, nossa capacidade de promover o local com maior eficácia”. Durante a viagem, o grupo ficou hospedado no Hotel Transamérica Fit Praia de Camburi, Hotel SENAC Ilha do Boi, Hotel Alameda Vitória e Go Inn. Participaram do famtrip, as seguintes agências: Life Style, Aura Travel, Etec Turismo, Valentin, Catia Turismo, Frontur Turismo, VA Viagens Turismo, Fortravel, Viaje e Compartilhe, ViajeTur, Pazoline Tur, Idianas Tur e Nice Tour.