Paulo Angeli - Foto: Divulgação

 O Festival das Cataratas movimentou a economia de Foz do Iguaçu no início de junho. O evento, que já é considerado um dos maiores do turismo nacional superou as expectativas de seus organizadores ao registrar m número recorde de mais de quase 11 mil visitantes e mais de 1.200 marcas. Em entrevista exclusiva ao Portal Turisnews, o organizador do Festival, Paulo Angeli fez uma avaliação do evento e já anunciou as datas para 2025. O ano, no entanto, será ainda mais especial. Em 2025, o festival completa 20 anos. Confira o papo:

Portal Turisnews: Poderia nos fazer uma avaliação sua sobre a edição deste ano do Festival das Cataratas? O evento atendeu suas expectativas?

PA: O evento deste ano superou bastante as nossas expectativas, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Tivemos recorde de público, com quase 11 mil participantes, e ouvimos muitos elogios sobre os expositores. A feira estava muito bonita e com muito otimismo no setor.

Portal Turisnews: Quanto tempo dura a organização de um evento como esses? Quando começa a organização da próxima edição

PA: A organização de um evento desse calibre dura o ano inteiro. Terminamos esta edição já pensando em 2025, que será ainda mais especial por marcar os 20 anos de nossa história. Estamos o tempo todo “respirando” o evento, independentemente da época do ano.

Portal Turinews: Já existe hoje uma perspectiva de números dos negócios realizados na feira? E participantes?

PA: Não temos uma estimativa exata em relação ao volume de negócios, até porque muitas negociações apenas começam no Festival e se concretizam depois. Quanto aos números, tivemos 10.722 participantes e 1.246 marcas apresentadas na nossa Feira de Turismo e Negócios.

Portal Turisnews: Qual é a importância do festival para a cidade de Foz do Iguaçu? E para o turismo dos arredores?

PA: Foz do Iguaçu chama a atenção por si só, então um evento de turismo em Foz chama ainda mais. A cidade incorporou o evento, pois em 19 edições todos os visitantes saem daqui encantados com a nossa hospitalidade e atrativos. Grande parte desses atrativos abre as portas para os participantes. Os hotéis concedem quartos gratuitos e outros reduzem em 30% o valor cobrado normalmente. É a demonstração de que queremos recebê-los da melhor forma e mostrar nossas capacidades. Foz abraçou o evento, então fica fácil de fazer.

Portal Turisnews: Como surgiu o Festival das Cataratas? Hoje, ele é um dos mais importantes do turismo brasileiro. Achou que ia tomar essa proporção?

PA: A ideia para o evento nasceu em 2005, quando eu era gerente da TAM em Ciudad Del Este (Paraguai). Fui a Gramado para acompanhar o evento de lançamento de um novo voo e, quando vi toda aquela estrutura da feira, pensei: “Temos que fazer um igual em Foz do Iguaçu”. Busquei estatísticas de um período de baixa temporada, que no caso era junho, para movimentar o destino e conseguir melhores negociações com o pessoal da hotelaria.

Portal Turisnews: Já tem data para o evento de 2025? Se sim, quando será?

PA: Sim. Já está confirmado para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2025.

Portal Turisnews: Em 2025, o Festival das Cataratas completa 20 anos. Como serão as comemorações pela data?

PA: Será uma data muito especial que coroará uma trajetória de muito amor e dedicação de toda a nossa equipe. Será um grande momento para celebrarmos mais uma vez o turismo.

Portal Turisnews: Já pensou nas novidades para o evento de 20 anos? Pode adiantar alguma?

PA: A cada ano, buscamos sempre trazer inovação ao nosso público. Dentro desse propósito, nossa missão para 2025 exigirá ainda mais criatividade de nossa parte. Vamos preparar um evento inesquecível para que os participantes voltem para suas casas com muitas recordações e bons negócios.

LEIA TAMBÉM: Festival das Cataratas registra recorde de participantes