Foto: Ascom Embratur

A Embratur aproveitou o período das festas juninas para promover ainda mais o Brasil. Como as festas juninas atraem, além de turistas brasileiros, os visitantes estrangeiros, como já ocorre com o carnaval, também entraram no foco da Embratur. Para dar visibilidade à festividade do São João de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), a Agência realiza nesta semana, até o dia 25, uma famtour para apresentar a um grupo de operadores de turismo da Argentina, Chile e Peru o tradicional festejo do Brasil, e que têm nos estados do Nordeste sua grande força.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é preciso preparar os destinos turísticos de forma que o São João passe a ter seu valor no setor do turismo reconhecido, tanto no Brasil como no mundo. “A festa de São João é uma manifestação cultural extremamente rica, com um enorme potencial para se transformar em um grande produto turístico não só no Brasil, como em todo o planeta.”, disse.

Publicidade

E completou: “Para isso, precisamos pensar e preparar esses destinos, em especial no Nordeste, para receber o turista internacional de forma a atender suas necessidades e especificidades. Por isso, organizamos para realizar, neste primeiro momento, a famtour nessas cidades, que já estão mais estruturadas para os turistas estrangeiros,, para que nos próximos anos possamos ampliar a divulgação do nosso São João em um número maior de destinos pelo país”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A famtour, realizada pela equipe da Embratur, em parceria com o Sebrae, proporcionará aos 14 operadores de turismo argentinos, chilenos e peruanos vivenciar as festas em homenagem aos Santos Antônio, João e Pedro. A intenção é oferecer condições para que as empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior experimentem, como turistas no Brasil e, ao mesmo tempo, possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor estrangeiro, realizando negociações diretas com os operadores turísticos brasileiros.

Famtour

A Famtour começou por Campina Grande, nesta segunda-feira (19). O grupo realizou um city-tour no “Ônibus do Forró”, passando pelo Açude Velho, com visita ao Museu de Arte Popular da Paraíba passando pelo Monumento Farra de Bodega, Seso-Museu Digital e Museu do Algodão, além dos festejos à noite do forró. Nesta terça-feira, eles irão conhecer as feiras de artesanato local.

Na quarta-feira, dia 21, os operadores seguem para as festividades de Caruaru, onde vão visitar o Alto do Moura, um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas, com a Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino, ateliês, bares e os restaurantes de culinária regional.

Já na sexta-feira (23), em Recife, os operadores de turismo vão realizar um passeio de catamarã e depois seguem para conhecer o Trem do Forró, seguindo até a região de Cabo de Santo Agostinho