Foto: Divulgação

Com a chegada dos meses mais frios, entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, diversas cidades europeias ficam cobertas de luzes coloridas para os eventos natalinos. E é claro, os famosos mercados de Natal são os principais destaques. Apesar de cada cidade ter seus próprios costumes e quitutes tradicionais, uma coisa é certa: é impossível não se contagiar com a magia natalina ao passear por estes mercados. Depois desse passeio, é capaz de você se inspirar e escrever sua própria carta para o Papai Noel.

Para te inspirar e entrar no clima das festas de fim de ano, compilamos uma lista dos 10 melhores mercados de Natal da Europa. Este passeio único e mágico é uma experiência imperdível para viajantes de todas as idades. Confira:

1.            Budapeste, Hungria

Budapeste – Foto: Divulgação

De novembro até o início de janeiro, a praça e as ruas próximas à Basílica de Santo Estevão são decoradas com luzes e enfeites natalinos. O centro da praça é ocupado por uma enorme árvore de Natal decorada com luzes coloridas, que se destaca sobre as barracas de comida e artesanato húngaro. A diversidade e a qualidade dos produtos vendidos nas barracas fazem do mercado de Natal de Budapeste um dos melhores da Europa.

2.            Viena, Áustria

Viena, na Áustria – Foto: Divulgação

A praça da Prefeitura de Viena fica encantadora e mágica durante as festividades. O mercado de Natal transforma o centro da cidade em um lugar único no mundo, com oficinas natalinas, comida e ponche quente. Passear entre as barracas, desfrutando da atmosfera festiva e da iluminação da bela capital da Áustria, é uma experiência verdadeiramente inesquecível.

3.            Madeira, Portugal

Madeira, Portugal – Foto: Divulgação

“Único” é o adjetivo que melhor descreve o mercado de Natal da Madeira, onde você não encontrará flocos de neve ou telhados brancos, mas muitas luzes. De fato, o mercado da Madeira é o mais iluminado da Europa de acordo com um ranking do European Best Destinations. Em suas barracas, você verá flores, comida e artesanato. Também é possível assistir a apresentações de grupos folclóricos e cantores. Um Natal original, no meio do Atlântico!

4.            Govone, Itália

Govone, Itália – Foto: Divulgação

Entre os mercados de Natal mais bonitos da Europa, há também um italiano e fica em Govone, na província de Asti. Esta pequena vila piemontesa se transforma, nos meses de novembro e dezembro, na Terra Mágica do Natal, com muitas propostas culturais para todos os públicos. Enquanto os pequenos podem se inscrever na Academia dos Elfos, os mais velhos podem aproveitar para visitar o Castelo Real de Govone, uma das muitas residências da família real de Savoy  localizadas no Piemonte!

5.            Madri, Espanha

Madrid, Espanha – Foto: Divulgação

Montado na elegante Plaza Mayor, o mercado de Natal de Madri abriga muitos quiosques que vendem enfeites natalinos de todos os tipos, mas não é só isso. Você também encontrará muitos artigos engraçados para se divertir com os amigos e familiares que compartilharão a ceia de Natal com você. Se além de conhecer as barracas da cidade, você também quiser saber mais sobre as curiosas tradições locais relacionadas ao Natal, recomendamos que não perca o Tour natalino por Madrid.

6.            Bruxelas, Bélgica

Bruxelas – Foto: Divulgação

Se você achava que Bruxelas era apenas sobre chocolate, waffles e batatas fritas, é porque nunca a viu durante o Natal! A capital belga abriga um dos mercados de Natal mais emblemáticos da Europa e por lá não falta nada: tem árvore de Natal gigante, luzes, música, roda-gigante, exposições e pistas de patinação no gelo. Vale muito a pena incluir no roteiro.

7.            Colmar, França

Colmar, na França – Foto: Divulgação

Colmar é uma das cidades medievais mais bonitas da Alsácia e de toda a França. Durante o fim de ano, a cidade é invadida por uma magia de conto de fadas sem comparações. As casas em enxaimel que caracterizam a cidade se transformam na cenografia de uma vila encantadora, coberta por luzes, árvores de Natal, mercados, música e coreografias… parece até um filme natalino da Disney.

8.            Tallinn, Estônia

Tallin, na Estônia – Foto: Divulgação

Premiado em 2019 como o mercado de Natal mais bonito da Europa, Tallinn não poderia faltar nesta lista. O motivo? São vários! Pode ser a atmosfera de conto de fadas de seu centro histórico medieval, ou o cheiro de vinho quente que perfuma suas ruas de paralelepípedos. Ou talvez, a árvore de Natal de 15 metros de altura que ocupa o centro do mercado. Ou ainda a exposição de presépios… Se esses motivos ainda não te convenceram, talvez você seja a reencarnação do Grinch.

9.            Dresden, Alemanha

Dresden, na Alemanha – Foto: Divulgação

A Alemanha é um país icônico quando se trata de mercados de Natal. Não à toa, em Dresden está localizado um dos mercados mais antigos da Europa. Trata-se do Striezelmarkt, que acontece na praça Altmarkt desde o século XV, colorindo as ruas da cidade com sua magia natalina, seus espetáculos teatrais, exposições e muitas outras atrações.

10.          Manchester, Reino Unido

Manchester, Reino Unido

A praça Albert Square, em Manchester, é o local perfeito para um dos melhores mercados de Natal na Europa. Diante do edifício neogótico da prefeitura de Manchester, esta bela praça recebe centenas de barracas de madeira, onde é possível comprar comida, bebidas e artesanato.