Um dos principais pilares da B&B HOTELS Brasil é a sustentabilidade. Para garantir o uso consciente de recursos naturais com o máximo de rigor e excelência, a rede submeteu algumas ações implementadas nas unidades brasileiras ao crivo da SOCOTEC, um órgão de certificação independente com ampla atuação em mais de 26 países.
A organização desenvolveu os primeiros e únicos padrões de avaliação especificamente adaptados e voltados para o setor hoteleiro quando se trata de responsabilidade social corporativa. Todas as métricas são reconhecidas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. O objetivo é acompanhar se a hotelaria segue rumo a uma maior conformidade social, ética empresarial, ambiental e energética. O grupo B&B HOTELS, que é um dos maiores do mundo, foi o primeiro no continente europeu a receber essa certificação criada para o setor.
Para conquistar o selo aqui no Brasil, a B&B HOTELS apostou em três ações ao longo de 2023. A rede será, agora, auditada anualmente para assegurar que mantenha seus compromissos e, ainda, busque melhorias em outros aspectos. “Todos os anos teremos uma avaliação, novos desafios e, se trabalharmos bem, uma nova certificação. Essa é a nossa meta”, conta Benjamin Lacroix, CFO da B&B HOTELS Brasil.
Ações sustentáveis
Uma das medidas avaliadas pela SOCOTEC foi o apoio ao projeto Craques da Rocinha. O programa, do Instituto Sempre Movimento, oferece aulas de futebol para mais de 130 crianças e adolescentes em uma das maiores comunidades do Brasil. Na parceria, a B&B HOTELS oferece hospedagem às equipes e incentiva os colaboradores dos hotéis do Rio de Janeiro a atuarem individualmente no projeto.
Outra ação, ainda em andamento, é de zerar o plástico de uso único nos hotéis. Para isso, foi instalado um filtro de água mineral – com e sem gás – na unidade Copacabana Forte. A ideia é que no lugar de comprar garrafas descartáveis, o hóspede use uma reutilizável e, por apenas R$10 por dia, tenha água à vontade. Essa iniciativa é brasileira e, quando implementada em todos os hotéis da rede no país, poderá tirar de circulação cerca de 100 mil garrafas plásticas por mês. “Será uma redução muito significativa e, com certeza, um passo importante para tornar as unidades cada vez mais sustentáveis e evitar ao máximo o uso de plástico”, afirma Flávia Lorenzetti, CEO da rede no Brasil.
Por fim, mas não menos importante, a SOCOTEC avaliou a ação da B&B HOTELS em reduzir o consumo de água. Todas as unidades do Rio de Janeiro possuem um controle de vazão que ajuda a economizar esse recurso. A adoção desse tipo de dispositivo pode diminuir até 80% da água consumida em um chuveiro e cerca de 60% no caso de uma torneira, segundo especialistas.
Expectativas com a certificação
Embora espere conquistar o selo ano a ano, Benjamin Lacroix afirma que é necessária a ajuda de todos. “Gosto de dizer que é a soma dos pequenos gestos do cotidiano que tornam a ação eficaz. Faça a si mesmo perguntas simples: ‘eu realmente preciso desse plástico? Estou gastando muita água?’ Essa é mais uma forma de ajudar e conscientizar quem está ao nosso redor sobre a importância da sustentabilidade”.