Alagev realiza 3ª Reunião Global com 268 participantes - Foto: Divulgação

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na última segunda-feira (16), no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 3ª Reunião Global das Comunidades de 2024, com a participação de 268 profissionais de diversas localidades do país, sendo 101 presenciais e 167 on-line.

Com o tema “GN Alagev Global News – Cadeia Produtiva”, o encontro contou com layout do estúdio de um programa jornalístico e trabalhou assuntos sobre a cadeia de suprimentos, concorrência e negociação no mercado.

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“Levantamos temas cruciais sobre a relação entre governança, compliance e negociação no setor de viagens e eventos, destacando a importância da transparência e o impacto da governança nas decisões estratégicas. Também discutimos como novas tecnologias e automação podem aprimorar esses processos e a necessidade de alinhar expectativas entre clientes e fornecedores,” ressaltou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

Equipe da ALAGEV com Luana Nogueira, Luciana Salustri, Juliana Patti, Andrea Matos, Isadora Fernandes e Gisele Fardin – Foto: Divulgação

No primeiro bate-papo, Luana trouxe Alex Malavazi (Bayer), Cibeli Oliveira (Paytrack), Fabiane Escudero (Sensedia) e Larissa Licatti (Syngenta), que abordaram a governança e o compliance em viagens e eventos corporativos, colaboração entre stakeholders e automação para melhores práticas.

Fabiane destacou a importância de conhecer o cliente e adaptar a política de viagens aos cenários. “Quando assumi a área, encontrei uma política antiga e ineficiente. Meu primeiro passo foi entender a cultura da empresa e as necessidades dos viajantes. Após seis meses de pesquisa e diálogo, criamos uma nova política, que é constantemente ajustada. Ela deve ser clara, objetiva e de fácil acesso, com todos envolvidos no processo. Viagens é algo referente a gastar bem e oferecer uma experiência positiva”, disse a Travel Manager Brasil & LATAM on Sensedia.

Larissa debateu que o planejamento deve focar não apenas na redução de custos, mas no uso inteligente do orçamento. “Bom planejamento é crucial para as negociações. Quando feito às pressas, aumenta o risco de erros. A transparência é fundamental em todas as etapas: compras, marcas, viagens e eventos. Negociações claras permitem analisar propostas de forma justa e evitar surpresas. É importante negociar valores conscientemente, evitando práticas não éticas e garantindo a saúde financeira dos fornecedores para uma relação sustentável,” comentou a Procurement – Marketing Category at Syngenta.

“Ser compliance é caro, mas imagine não ser. Essa falta de transparência leva a problemas”, complementou Alex, Executive Compliance Manager at Bayer Group Brazil. Nesta conversa, Cibeli, que atua como director of travel operations | corporate travel and expense management, levou insights sobre tecnologia. “Ela facilita o compliance e torna os processos mais visíveis. Deve permitir alterações simples e ajudar na unificação do mercado, que ainda é fragmentado. Com um clique, é possível entender e ajustar políticas conforme necessário”, explicou.

Novidades

Durante a reunião, Andrea Matos, gerente executiva da Alagev, anunciou a abertura das inscrições para os minilabs do LACTE. “O sucesso deste ano foi impulsionado pelos minilabs criados pelas comunidades, que trouxeram novas perspectivas. Para a edição de 2025, em 24 e 25 de fevereiro, teremos 10 temas sugeridos pelas comunidades. Convidamos todos a participar e ajudar a tornar a 20ª edição ainda mais extraordinária,” afirmou.

Outra novidade foi a apresentação dos novos embaixadores do ciclo 2, seleto grupo de profissionais que incentiva o associativismo e compartilha as oportunidades do mercado. Eles são profissionais que se identificam com os nossos valores e vão multiplicar as nossas boas práticas, pesquisas e materiais em suas redes sociais e com seus contatos profissionais.

E para fortalecer ainda mais a equipe da Alagev, durante o evento, Luciana Salustri foi oficialmente apresentada como coordenadora de comunidades da associação. A profissional vai gerir as 17 setoriais da entidade. “Meu objetivo é agregar valor a todos os associados e às comunidades. Meu propósito é desenvolver melhor o setor e impulsionar o mercado”, complementou.

Conversa com convidados

Anderson Paranhos (Avipam), Leonardo Stanguetti (Tivoli Mofarrej São Paulo), Raffaele Cecere (R1 Produções), Ana Paula Zuppi (Gol Linhas Aéreas) e Carolina Goes (CCR) discutiram a integração entre participantes e a cadeia de viagens e eventos. Destacaram a relevância de governança nos contratos, sustentabilidade e o impacto das decisões corporativas e ainda enfatizaram boas práticas de segurança e como cada parte deve contribuir para a colaboração entre setores.

“O mais importante neste momento é mostrar aos tomadores de decisão a importância do tipo de contratação que estamos fazendo. Não se trata apenas de preço, mas do valor que essa cadeia trará em resultados. Precisamos estabelecer uma relação de confiança com os parceiros, onde a cobrança não é vista como desconfiança, mas como uma verificação se estamos realmente entregando o que prometemos”, comentou Carolina, gestora de viagens corporativas da CCR.

“A transparência tem sido um tema recorrente e, embora o preço muitas vezes venha em primeiro lugar, é crucial tornar isso sustentável. Recentemente, clientes prejudicados por não avaliar o impacto a longo prazo da sustentabilidade estão agora mais cautelosos, buscando acesso a relatórios e garantias de que tudo está correto. O mercado está machucado e precisamos focar na sustentabilidade a longo prazo”, ressaltou o executivo da Avipam.

Ana Paula, gerente comercial da Gol Linhas Aéreas, ressaltou a auditoria de processo e a tarifa-acordo nas companhias aéreas. “Desde outubro do ano passado, vimos uma crescente demanda por relatórios específicos por parte dos gestores, cada um com necessidades diferentes para auditoria. Hoje, o cenário mudou, com mais questionamentos sobre as ações que estão sendo tomadas. Isso tem nos levado a apoiar os clientes de forma mais personalizada, gerando relatórios e adaptando contratos. O mercado está mais atento e acredito que estamos evoluindo nesse sentido, criando parcerias mais sólidas e construindo confiança, não apenas do nosso lado, mas de todo o ecossistema”, disse.

“Fazer o certo é uma escolha, mas às vezes achamos que estamos fazendo a coisa certa quando, na verdade, não estamos. No mundo atual, expor práticas e decisões erradas tem uma repercussão muito maior, e não podemos simplesmente abafá-las”, comentou Raffaele, CEO da R1 Produções.

Leonardo discutiu a definição de preços e administração das expectativas. “Em 2025, lidar com a pressão por qualidade e resultados diários é um grande desafio. Oferecer a melhor tarifa é complicado, especialmente em serviços como hospedagem. Um hotel, por exemplo, pode investir muito em treinamento e atendimento para disponibilizar uma experiência única, e é crucial considerar todos os aspectos e custos para cumprir o que se promete”, comentou.

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