Jurema Monteiro (presidente da ABEAR), Flávio Nogueira (deputado federal pelo PT-PI e novo vice-presidente da FPPA) e o governador do Piauí, Rafael Fonteles - Foto: Pedro Nogueira/ABEAR

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reforçou nesta terça-feira (9), no evento Piauí Infra Day, a importância da produção de combustíveis sustentáveis da aviação (SAF) em larga escala no País para a descarbonização do setor aéreo. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), reuniu o governador do Piauí, Rafael Fonteles, deputados, senadores e autoridades locais para discutir projetos em execução e ações para melhoria da infraestrutura de transportes do estado. O encontro marcou também a posse do deputado Flávio Nogueira (PT-PI) como vice-presidente da FPPA.

“O futuro da aviação, num país como o Brasil, nos aponta diversos desafios, mas ele vem somado à necessidade de uma agenda de descarbonização. A maior aposta para zerarmos as emissões de CO² é o uso de SAF. Então ouvir o governador falar sobre isso e ver os investimentos do estado em infraestrutura nos deixa muito otimistas”, disse Jurema Monteiro, ressaltando junto aos senadores presentes a importância, também, da votação do PL Combustível do Futuro, que aguarda a apresentação do primeiro parecer do Senado.

O governador do Piauí destacou o potencial do estado na produção de combustíveis sustentáveis, a partir de hidrogênio verde, e comentou sobre as novas vocações locais. “O Piauí, que é o estado caçula do agro, dos minérios e dos portos, tem muito a mostrar para vocês. Para nós é uma grande honra participar desta agenda com o IBI e a FPPA, com tantos players importantes, e apresentar nossos projetos já em execução”, disse Fonteles.

Para o deputado federal e presidente da FPPA, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), o evento é essencial para reforçar as pautas discutidas no Congresso Nacional. “Temos trabalhado para colocar esses temas como prioritários e por isso esse evento é importante para cumprirmos com esse objetivo, de seguirmos avançado no tema infraestrutura”, afirmou.

“Temos muitos desafios, em todos os modais. Fico muito alegre de fazer parte desta Frente. Estamos juntos pelo avanço da infraestrutura no Piauí, meu estado, e em todo o Brasil”, disse o deputado Flávio Nogueira ao assinar o termo de posse como vice-presidente da FPPA.

LEIA TAMBÉM: ABEAR: malha aérea de julho terá crescimento de 10,62% na Região Nordeste