Foto: Divulgação

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco do Visit Brasil Summit, promovido pela Embratur, nesta segunda-feira, 19 de maio. O evento, que prossegue até terça-feira (20), reuniu autoridades, especialistas e profissionais do turismo do Brasil e de outras partes do mundo. Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o encontro se propõe a ser mais do que uma simples conferência. A iniciativa marca uma virada estratégica no reposicionamento do Brasil como destino global, voltado à inovação, sustentabilidade, inclusão e diversidade.

O Visit Brasil Summit se apresenta como um ambiente de cocriação, em que ideias e propostas são debatidas com foco na competitividade e na pluralidade do país. A proposta é mostrar o Brasil como um território pronto para os desafios do turismo contemporâneo, com forte apelo internacional.

Publicidade

Eduardo Paes destaca impacto do turismo na economia

Durante a abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez questão de valorizar a participação do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e destacou a atuação conjunta entre o ministério e a Embratur. “Com diálogo, participação, construção coletiva”, afirmou, referindo-se à relação institucional entre as entidades.

Paes ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico do país, sobretudo para os pequenos e médios empreendedores. “Quando a gente pensa em turismo, a gente tá falando de 97% da geração de emprego dos pequenos e médios empreendedores, né? e é ali que mora um projeto de país muito importante”, disse, ao citar o apoio do Sebrae.

O prefeito ainda explicou que tem levado o Sebrae a todas as suas agendas pelo país, reforçando o papel central da entidade no avanço do turismo. “Para onde eu tô indo no Brasil, eu reúno o Sebrae. E esses números que a gente tá atingindo no turismo internacional hoje, que eu e o Celso comemoramos tanto, a gente só pode comemorar porque existe uma parceria estrutural com o Sebrae. Essa vitória é do Sebrae. Essa vitória de cada componente do seu país, cada lugar do Brasil”.

Freixo anuncia novo plano de marketing e defende turismo como ferramenta de transformação

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também discursou no evento e reforçou a potência do turismo como instrumento de mudança social e econômica. Em suas palavras, o Rio de Janeiro precisa ser celebrado por suas virtudes, não por seus problemas. “A cidade do Rio é uma cidade espetacular e a gente também tá disputando esse Rio de Janeiro. A gente quer que o Rio seja o Rio da alegria. A gente quer que o Rio seja esse Rio capaz de botar 2 milhões de pessoas numa praia, não tem nenhum problema, só a produção de alegria e de cultura”.

Freixo destacou ainda o papel do turismo no século XXI. “Turismo é uma grande ferramenta do século XXI para gerar emprego e renda e alegria. São as três coisas que o brasileiro carioca mais conhece. Então, que a gente possa ter no turismo essa ferramenta estruturante de um Rio de Janeiro que a gente deseja para filhos e e para netos”.

O presidente da Embratur também apresentou um novo plano de marketing para o setor, substituindo o antigo “Plano Aquarela”. “Não existe um Brasil para o turista e outro Brasil para o brasileiro. Tem um Brasil só. Um Brasil que é bom para ser visitado mas um Brasil que é bom para educar os nossos filhos, um Brasil que a gente tem orgulho, um Brasil que dialoga cultura, natureza, gastronomia e o Brasil da diversidade. Esse plano chama Brasil, que substitui o ‘Plano Aquarela’ depois de 20 anos. São 20 anos sem o Plano de Marcos. E a gente consegue apresentar o ‘Plano do Brasil’”.

Freixo finalizou exaltando o caráter inclusivo do novo posicionamento do turismo nacional. “A gente tem muito orgulho desse país. A gente tem muita história para ser contada. E nesse sentido, esse Brasil da diversidade, quando a gente apresenta o plano de marketing, a gente chama o Brasil inteiro, para a gente falar a mesma coisa”.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.