SmartCheck: passageiros do Eurostar contarão com corredor dedicado para verificação biométrica facial - Foto: Divulgação

O Eurostar Group, o serviço ferroviário internacional de alta velocidade que conecta o Reino Unido ao continente europeu, instalou na Estação St. Pancras, de Londres, o SmartCheck, um sistema rápido de check-in por biometra facial sem contato fornecido pela iProov, empresa global de soluções biométricas.

Com a solução, os passageiros serão submetidos a apenas uma verificação de passaporte em vez de duas, economizando tempo e evitando filas para conferência da passagem e da saída de fronteira do Reino Unido na estação. Eles poderão registrar seu bilhete, passaporte e rosto antes de embarcar para a viagem, pelo dispositivo móvel, com segurança. O resultado é uma experiência de viagem segura, sem contato e que dispensa o ticket para o embarque, melhorando a jornada geral do passageiro.

Clientes com reservas em Business Premier ou titulares de Carte Blanche que desejem utilizar o SmartCheck precisam aceitar e baixar o aplicativo SmartCheck iProov.me, disponível na App Store e no Google Play. Antes de viajar, o passageiro usa o aplicativo no smartphone para digitalizar sua documentação de identificação e verificar sua identidade apresentando seu rosto ao lado de seus bilhetes.

No momento do embarque na estação, os passageiros deverão acessar um corredor SmartCheck dedicado para a verificação biométrica facial. Essa rota rápida e sem contato substitui os processos existentes de check-in nos portões e automatiza a atual verificação manual de saída do Reino Unido, realizada pela equipe do Eurostar. Restam apenas a inspeção de bagagem e uma verificação de passaporte no controle de fronteira.

A nova facilidade está disponível desde o dia 18 de julho de 2023, depois de um bem-sucedido período de teste realizado entre dezembro de 2021 e abril do ano passado, período no qual a iProov trabalhou com seu parceiro Entrust para criar o piloto para atender às necessidades do Eurostar.