Foto: Divulgação

O anúncio da companhia aérea Virgin Atlantic, sediada no Reino Unido, da estreia de uma nova rota entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e o de Guarulhos, em São Paulo, consolida a estratégia da Embratur para ampliação de visitantes ingleses no Brasil. O novo voo, que começará a ser operado no dia 13 de maio de 2024, conectará a capital inglesa com diversos destinos brasileiros, uma vez que a companhia trabalhará com conexões domésticas em parceria com a Latam.

A rota foi criada em um trabalho conjunto da companhia aérea com a Embratur e sua correspondente inglesa, a Visit Britain. Também participaram das negociações as secretarias de turismo da prefeitura e estado de São Paulo, além do Aeroporto de Guarulhos. “O aumento da oferta de voos por meio de parcerias é uma estratégia central da nossa gestão. Nossa missão agora é garantir a promoção dos destinos brasileiros no Reino Unido e ampliar a demanda de ingleses que desejam visitar o Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A parceria com a Virgin prevê que a Embratur realize, entre outras ações, uma Famtour e Press Trip, com data e destino ainda a definir. Enquanto a Famtour é uma viagem de reconhecimento, em que operadores do turismo do Reino Unido serão convidados para conhecer os destinos brasileiros que eles irão comercializar em suas agências, na Press Trip a Embratur convidará jornalistas dos principais veículos do Reino Unido para conhecer São Paulo ou algum destino que se conecta com o voo da Virgin através do aeroporto de Guarulhos.

Entre as ações da Embratur no mercado inglês, estão a participação na WTM, em Londres, maior feira de turismo do país, que será realizada em novembro deste ano, além da filiação à LATA (Latin American Travel Association), associação formada pelos principais agentes de viagens do Reino Unido especialistas em destinos de países da América do Sul.

Recentemente, também em parceria com a Embratur, a companhia aérea British Airways anunciou que em outubro deste ano aumentará a frequência do voo que conecta Londres ao Rio de Janeiro e já começou a vender os bilhetes. Neste acordo, para aumentar a demanda de turistas ingleses para este voo, será realizado pela agência uma famtour na Rota das Emoções, circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.

O Reino Unido é um dos mercados emissores prioritários de turistas para o Brasil: em 2019, último ano pré-pandemia, foi o décimo país que mais enviou turistas para o Brasil (163.425). Em 2022, manteve a posição, mas com apenas 87.909 visitantes. No primeiro quadrimestre deste ano, 55.226 ingleses visitaram o país.

Leia também: Juliana Paes anuncia nova rota Londres-São Paulo da Virgin Atlantic