Aeronave da Azul Cargo - Foto: Divulgação

A Azul Cargo, uma das principais empresas de transporte de carga do país, está ampliando suas operações em Vitória (ES) e prevê um aumento significativo na demanda de transporte. Em um acordo assinado com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto da capital capixaba, parte do antigo saguão, desativado em 2018, será destinado à expansão do terminal de cargas (TECA) liderado pela Azul, que será 64% maior em relação a área atual. Hoje, o TECA possui 1.501,15m² e ganhará novos 964,85m² a mais de espaço, totalizado uma área total de 2.465 m² voltados para armazenamento e manipulação de carga.

A aérea terá acesso exclusivo ao chamado “lado ar” do aeroporto (áreas fechadas de pátio e pista), o que trará ainda mais agilidade ao processo de transporte de mercadorias. A expectativa é de que a operação comece até o final do ano. A Azul Cargo transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, o equivalente a 1,2 mil toneladas. Com a expansão, a expectativa é que a demanda média cresça para 432 mil pacotes, totalizando 1,3 mil toneladas, representando um crescimento de 10%.

Publicidade

“A demanda por transporte de carga tem apresentado um crescimento constante, especialmente no setor de e-commerce, que aumentou substancialmente durante a pandemia e permaneceu forte depois. O mercado capixaba soube aproveitar o momento de inovação e tecnologia para fortalecer empresas locais, que cresceram e precisam de mais infraestrutura para atender Clientes de todo país. A Azul Cargo junto ao aeroporto de Vitória, assume uma posição de parceira desse momento de desenvolvimento na região”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

“O antigo terminal de Vitória tem vocação natural para logística, e nossos estudos de real estate sempre apontaram este caminho. O contrato firmado com a Azul confirma essa tendência e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de Vitória”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

De acordo com a executiva da cia aérea, recentemente, a Azul Cargo ampliou a frota, investindo no cargueiro Classe F, que consiste em uma aeronave E195 transformada em cargueiro, entregando eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as necessidades do mercado. No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas. Além disso, a Azul Cargo diversificou a oferta de serviços, com opções que se encaixam a diferentes perfis de Clientes.

Leia também: Azul Cargo lança novo serviço para cargas especiais