Na última quinta-feira (13), aconteceu o Study in Brazil, organizado pela Belta – Associação Brasiliera de Agências de Intercâmbio e patrocinado pela Air Canada. O encontro sinalizou um importante marco na retomada do setor no país. Com a presença de representantes de instituições de ensino, agências de intercâmbio e órgãos de educação dos principais destinos brasileiros, interessados em incentivar a vinda de estudantes para o Brasil, o evento destacou as oportunidades educacionais e culturais oferecidas para alunos estrangeiros. Além da necessidade de fortalecer a imagem do país como um destino de alta qualidade para estudantes internacionais e discutir diretrizes do setor de educação internacional.
“O Brasil envia muitas pessoas para estudar, mas recebemos muito pouco. Esse encontro foi vital para entendermos quais pontos precisamos focar para mostrar ao mundo a potência brasileira, não somente no ensino, mas na área cultural, esportiva e ambiental. O nosso maior ativo é a diversidade. A união entre todas as instituições participantes é essencial para revermos as políticas públicas, de modo a fomentar os acordos internacionais de intercâmbio e promoção da língua portuguesa” explica Antonio Bacelar, Diretor de Operações da Belta e palestrante do evento.
Segundo dados do Ministério da Educação, em 2020, o Brasil recebeu mais de 17 mil estudantes internacionais somente para o ensino superior. Esses números demonstram o potencial do país em atrair estrangeiros em busca de uma experiência acadêmica enriquecedora. O evento coloca o Brasil como um destino promissor para aqueles que desejam ampliar seus horizontes acadêmicos, profissionais e pessoais.