Foto: Divulgação

A Iata apresentou na semana passada, os vencedores dos Prêmios Diversidade e Inclusão da IATA de 2023. Os nomes foram apresentados durante a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS), que foi realizada logo após a 79ª Assembleia Geral Anual da IATA em Istambul, Turquia. A companhia aérea Virgin Atlantic Airways levou o prêmio Diversity & Inclusion Team. Segundo a Iata, a aérea é uma verdadeira pioneira na área de diversidade, equidade e inclusão. Para apoiar a renovação da estratégia Be Yourself (Seja você mesmo) da companhia aérea, a empresa introduziu mudanças ousadas que incluíram:

•             Revisão das políticas para permitir tatuagens visíveis enquanto estiver de uniforme,

Publicidade

•             Lançamento da política de ajustes razoáveis no local de trabalho para garantir aos funcionários com deficiência o apoio necessário,

•             Mudanças no recrutamento para eliminar barreiras e promover a inclusão e acessibilidade.

Essas mudanças foram acompanhadas por treinamento digital para aumentar a conscientização e permitir conversas francas entre os funcionários sobre a estratégia Be Yourself. Como resultado da implementação bem-sucedida da estratégia, a adesão à rede interna de funcionários da Virgin Atlantic aumentou mais de 120%, enquanto as pontuações de engajamento dos funcionários da empresa para inclusão aumentaram 6 pontos percentuais.

Paralelamente, a Virgin Atlantic Airways relançou seu programa pioneiro “Passport to Change” (Passaporte para mudanças), que visa abordar a desigualdade na aprendizagem educacional nas comunidades locais.

Também conquistaram o prêmio:

Poppy Khoza, diretora de Aviação Civil da South African Civil Aviation Authority (SACAA) – Prêmio Inspirational Role Model

Camila Turrieta, presidente do Comitê de Diversidade, Equidade, Pertencimento e Inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA), e Primeira Oficial da JetBlue Airways – Prêmio High Flyer

 “Em seu quarto ano, os Prêmios de Diversidade e Inclusão da IATA desempenham um papel importante ao reconhecer o trabalho realizado pelas pessoas que se esforçam para consolidar a diversidade e a inclusão na indústria da aviação. Ao quebrar tabus para introduzir inovações e mudar o status quo, as vencedoras deste ano exemplificam a verdadeira natureza da indústria: resiliência, persistência e motivação para impulsionar a mudança”, disse Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World e presidente do júri.

Os outros membros do júri incluem as ganhadoras do Prêmio Diversidade e Inclusão de 2022: Güliz Öztürk, CEO da Pegasus Airlines; Kanchana Gamage, fundadora e diretora do The Aviatrix Project, e Alina Aronberga, vice-presidente sênior de RH da airBaltic.

“Parabéns às vencedores dos prêmios de 2023. Com seu exemplo, elas estão liderando o caminho para um setor de aviação equilibrado em termos de gênero. Elas ultrapassaram os limites para mostrar que a diversidade e a inclusão são fundamentais para o sucesso dos negócios. Parabéns às três vencedoras e seu trabalho verdadeiramente inspirador. As mulheres ainda são sub-representadas na aviação, mas com a ajuda e o exemplo dessas e de outras premiadas, estamos progredindo”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Os Prêmios Diversidade e Inclusão da IATA são patrocinados pela Qatar Airways, que agora segue para o seu quinto ano consecutivo. O prêmio de US$ 25.000 é entregue à vencedora de cada categoria ou às instituições de caridade indicadas.

Leia também: Com novo voo Londres-São Paulo, Embratur consolida estratégia no Reino Unido