Uber

O Uber anunciou, nesta quarta-feira (dia 17), que vai lançar um novo recurso nos Estados Unidos para permitir que adolescentes contratem viagens e entregas da plataforma. Antes proibidos pela plataforma, agora Jovens de 13 a 17 anos poderão andar sozinhos em carros da empresa. O anúncio foi feito em seu evento anual de produtos.

O programa já estava em teste há um ano nos EUA e no Canadá e será lançado a partir do di 22 de maio, em 14 cidades: Nova York, Atlanta, Dallas, Houston, San Antonio, Nashville, Cincinnati, Columbus, Dayton, Phoenix, Tucson, Minneapolis, Kansas City e Bloomington. Ainda não há previsão para que o serviço chegue ao Brasil.

Publicidade

As novas contas incluem um número PIN exclusivo que os adolescentes terão que fornecer ao motorista antes de embarcar e gravação de áudio no aplicativo do passeio. Assim, os pais e responsáveis poderão rastrear em tempo real a corrida dos adolescentes e manter contato direto com o motorista do serviço. O arquivo de áudio ficará guardado de maneira criptografada no aplicativo do cliente e só poderá ser acessado pelo Uber se for relatado um incidente.

O novo serviço só estará disponível para motoristas “com nota elevada e muito experientes”, disse o Uber. A empresa afirma que todos os seus motoristas passam por checagens de background, incluindo seu histórico de direção e um levantamento abrangente sobre antecedentes criminais que, nos EUA, leva em conta registros nos estados e também de infrações contra leis federais, explicou Sachin Kansal, diretor de Segurança do Uber.

“Queremos ajudar a gerenciar a loucura que se tornou a vida familiar em 2023 – afirmou o CEO do Uber, Dara Khorowshahi. – Há várias medidas de segurança adotadas, desde o momento em que a corrida é solicitada até o fim da viagem, para que os pais possam ficar tranquilos”, disse.