A Qatar Airways assinou um acordo com a Shell para fornecer 3 mil toneladas métricas de combustível sustentável para aviação (SAF) puro no Aeroporto Schiphol de Amsterdã.
O acordo abrange o contrato de combustível de aviação existente com a Shell em Amsterdã, que agora verá a Qatar Airways usando pelo menos uma mistura SAF de 5% durante o período do contrato para o ano fiscal de 2023-2024. O acordo bilateral da Qatar Airways com a Shell faz parte de um esforço mais amplo iniciado pela aliança oneworld, que tem como meta definir o uso de SAF em 10% dos volumes de combustível utilizados no setor até 2030.
A Qatar Airways é a primeira transportadora no Oriente Médio e na África a adquirir uma grande quantidade de SAF na Europa. O SAF oferece um potencial significativo de descarbonização, pois esse tipo de combustível puro pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional*. Isso significa que a Qatar Airways reduzirá suas emissões em voos de Amsterdã em aproximadamente 7,5 miltoneladas de CO2 para o ano fiscal.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, comenta: “Na Qatar Airways, estamos fortemente comprometidos em apoiar o esforço da indústria para aumentar o uso de combustível de aviação sustentável, como um dos principais pilares para descarbonizar o indústria. No ano passado, assinamos nosso primeiro contrato de aquisição nos EUA e agora estamos fechando um contrato multimilionário de SAF em Amsterdã para ilustrar nosso compromisso com a sustentabilidade”.