A embaixada americana vem tentando reduzir como pode o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2). O objetivo é reduzir este tempo dos atuais 527 dias para menos de um mês. Além de expandir as equipes dos Consulados, fazer hora extra e ampliar o prazo para renovação dos vistos, a embaixada anunciou novas medidas. A mais importante delas é o funcionamento dos consulados aos sábados.
O anúncio foi feito pela ministra-conselheira para Assuntos Consulares e chefe de Operações de Vistos na Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Kimberly Kelly, em uma publicação no Linkedin. Na publicação, ela destacou o que as equipes têm feito para reduzir o tempo de espera dos solicitantes de vistos após o acúmulo de pedidos causado pela pandemia. As duas são novidades: expediente aos sábados e abertura de um novo Centro de Entrega de Documentos no Recife, único posto consular no Nordeste.
“Como resultado, o tempo de espera para a maioria das categorias de visto, como, por exemplo, visto de estudantes, está inferior a 15 dias. Já para a renovação do visto B1/B2, a espera é ainda menor, cerca de 3 dias”, disse Kelly.
E continuou: “Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer a melhor experiência possível aos brasileiros que desejam viajar para os EUA. Nossa prioridade é diminuir o tempo de espera para a entrevista, e estamos trabalhando em diversas frentes para isso — contratação de novos funcionários, horas extras e operações aos sábados são algumas das medidas que foram tomadas. Também foi aberto um novo Centro de Entrega de Documentos no Recife, que já está funcionando”, disse ela.
Leia também: Fila do visto americano atinge novo recorde em São Paulo: 610 dias