Costa do Sauípe - Foto: Divulgação

O turismo vem se recuperando o período de pandemia. Agora, é a vez dos resorts brasileiros registrarem crescimento significativo em 2023, superando os índices de antes da crise sanitária mundial, por conta da Covid-19. Em abril, o setor registrou a maior alta em comparação ao mesmo período de 2019, com um crescimento de 14%. Os dados da 7ª edição do Radar Resorts Brasil, divulgado pela associação, mostram que os principais destaques foram a ocupação média, com crescimentos TrevPOR (33%) e TravPAR (52%), que calculam os índices de cada apartamento ocupado e receita total por apartamento disponível.

O relatório reuniu o desempenho dos últimos quatro anos e foi coletado em aproximadamente 30 resorts e um total de 7.122 quartos.

Publicidade

Segundo o documento, os resorts da categoria de interior foram os que mais cresceram em ocupação, enquanto os estabelecimentos de praias rentabilizaram melhor suas vendas. Os dados apresentam que estabelecimentos de interior aumentaram a sua taxa de ocupação em 21%, sendo a receita gerada por apartamento 40% maior. Em relação as unidades na praia, a ocupação alcançou 9%, com a receita por quarto aumentando 72%. Já, no setor de hotelaria de luxo, a ocupação dos quartos chegou a 24% em março de 2020, concluindo o trimestre com 66%.

Segundo a pesquisa, a reputação online – que reúne notas de localização, serviço, limpeza e preço, dos 60 resorts brasileiros avaliados por mais de 12 mil pessoas, o Brasil recebeu nota 4,40 da nota máxima de 5. Para resorts de praia, a avaliação foi de 4,45 e para resorts de interior, 4,37.