O faturamento do mercado de viagens corporativas já está 15% acima do registrado antes da pandemia. Esse faturamento foi puxado pelo desempenho do mês de março, que apresentou o melhor volume de vendas de toda a história da Abracorp.
De acordo com a Abracorp, os gastos com hotelaria se recuperaram mais fortemente do que com passagens aéreas. De janeiro a maio, o setor faturou R$ 5,4 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), ante R$ 4,7 bilhões nos cinco primeiros meses de 2019. A alta no preço das passagens tem levado empresas a recorrer ao aluguel de automóveis e também ao transporte rodoviário, sobretudo em viagens mais curtas dentro do país.
Em maio, os gastos com passagens aéreas encolheram 1,2%, para R$ 738 milhões, na comparação com maio de 2019. Mas as empresas gastaram três vezes mais com passagem de ônibus do que em maio de 2019 (R$ 3,5 milhões), enquanto os gastos com locação de veículos mais que dobraram (para R$ 38,2 milhões).
O faturamento total de viagens corporativas foi R$ 1,187 bilhão em maio, 5% acima do mesmo período de 2019.
Eventos
Outro setor que mostra nítida recuperação é o de eventos corporativos, sejam convenções de vendas (pequenos, médios e grandes), feiras ou congressos. Segundo a Sympla, aplicativo de gestão de eventos, o setor cresceu 30% quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo a Incentive Research Foundation – IRF, os gestores de eventos nos Estados Unidos acreditam num crescimento de 48% em 2023 em viagens de incentivo em relação a 19. Prova maior da recuperação do setor de eventos é a demanda hoteleira, com níveis de 8% acima de 2019 em room nights.
Ponte aérea
Na aviação, segundo dados da ANAC, a ponte aérea apresentou em março/23, uma queda de demanda na ordem de 20% nos voos das operadoras da rota, com um aproveitamento de 64,8%, mostrando uma tendência de utilização menor dos voos de curta duração, o que contribuiu para o crescimento de outros modais, como locação de veículos (+87%) e transporte rodoviário (+406%), comparando-se com o mesmo período de 2019.