Bariloche - Foto: Emprotur

 Assim que as temperaturas começam a cair, a procura por destinos para curtir o frio e a neve aumenta. Nessa época do ano, é cada vez maior o número de brasileiros que escolhem experiências no frio na América do Sul. Um levantamento da Maxmilhas aponta que, para o mês de julho, a procura por passagens para Argentina e Chile teve aumento de 87% e 187%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Vizinhos do Brasil, os países são boas opções para quem deseja conhecer a neve, pertinho de casa, e com preços mais baixos, mesmo na alta temporada. Além de se destacarem como preferências dos viajantes, os destinos Argentina e Chile são conhecidos pela prática de esportes de inverno como o esqui, além de experiências em vinícolas, passeios a montanhas e outros cenários naturais.

Publicidade
Santiago – Chile

As atividades têm se destacado tanto que, ainda de acordo com os dados da Maxmilhas, houve um aumento de 80% em hospedagens em cidades com foco no turismo de frio. São elas: Santiago (Chile), Bariloche (Argentina), Mendonza (Argentina), Ushuaia (Argentina) e Puerto Varas (Chile).

Apesar do primeiro lugar da lista ser ocupado por Santiago, Bariloche se destaca como a cidade sul-americana mais conhecida para a prática de esqui, com a famosa estação de Cerro Catedral. O Circuito Chico, passeio que introduz o viajante às paisagens de Bariloche, também é uma atração turística muito buscada pelos visitantes. Já Piedras Blancas, estação da cidade focada em trenós, é uma das melhores opções para quem procura diversão em família.

 Esses destinos oferecem estações de esqui bem equipadas, que são verdadeiros centros de entretenimento, com restaurantes, hotéis, vida noturna e até cinema. Além das estações, o turismo de inverno nesses países também reserva experiências em meio à natureza, como passeios guiados, visitas aos parques nacionais, teleféricos e ambientes temáticos.  Vale destacar, que a temporada de neve costuma começar em junho e terminar em setembro, perto da chegada da primavera. Para aproveitar a neve, o ideal é agendar a visita para o meio da temporada, entre os meses de julho e agosto. Mas vale uma dica: para quem quer economizar, a dica é evitar viajar em julho, mês das férias escolares e, por isso, período com preços mais altos e atrações mais cheias. Agosto, por exemplo, ainda é bastante frio e oferece preços um pouco mais acessíveis.

Leia também: Bariloche espera 90% de ocupação no setor hoteleiro durante inverno