Aeronave da Latam Cargo - Foto: Divulgação

Como parte das comemorações do Dia das Mães, a LATAM Cargo se uniu à empresas de logística Kuehne+Nagel e Elite Group para comprar mais de 25.000 litros de combustível sustentável de aviação (SAF). A quantidade permitiu reduzir o equivalente ao total de emissões geradas em um voo cargueiro na rota Bogotá – Miami, período em que se transporta uma grande quantidade de flores, principalmente rosas.

O SAF é um combustível proveniente de matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras e óleos, entre outros. Quando usado em voo, é misturado ao tipo convencional para produzir uma operação com menores níveis de CO2.

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Nesta aquisição, o combustível foi produzido a partir de óleo de cozinha usado e depois tratado. O SAF é capaz de reduzir em aproximadamente 80% as emissões de CO2 durante seu ciclo de vida quando comparado ao combustível convencional. Por este motivo, é possível dizer que as empresas adquiriram uma quantidade de combustível sustentável capaz de reduzir o total das emissões em um voo na rota Bogotá – Miami.

Latam Cargo quer contribuir para o desenvolvimento sustentável

Para Kuehne+Nagel, a aquisição representou mais um passo em direção ao seu objetivo de reduzir as emissões de CO2 e o impacto ambiental nas cadeias de abastecimento. Para Ingo Goldhammer, presidente da empresa para América do Sul e Central, “como indústria, precisamos liderar o caminho para frear o aquecimento global. Esta aliança junto a Elite Group e LATAM Cargo reflete nosso entendimento de que a colaboração é a melhor forma de implementar ações, com cada um contribuindo com sua experiência em prol de um objetivo que diz respeito a todos”.

O CEO da LATAM Cargo, Andres Bianchi, enfatiza que: “Esta iniciativa é mais um passo do grupo LATAM em nossos esforços contra as mudanças climáticas. Queremos dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável da região e, para isso, nos comprometemos, entre outras coisas, a sermos neutros em carbono até 2050. O investimento está alinhado com a meta, na medida em que nos permite avançar em nossa agenda de SAF, ao mesmo tempo em que reflete nossa convicção na importância da colaboração em toda a cadeia logística para alcançar grandes mudanças. Nesse sentido, esperamos que exemplos como esse ajudem a capitalizar o potencial da América do Sul na geração de SAF”

De acordo com a IATA, atualmente o uso do SAF faz uma grande diferença na descarbonização do setor aéreo. Entretanto, as quantidades de SAF disponíveis globalmente são limitadas, principalmente, devido à falta de condições para pesquisa, desenvolvimento e produção. Por este motivo, é necessário um trabalho colaborativo entre os diferentes atores envolvidos na indústria.