A edição de 2023 do Connection Experience

Gramado já está pronta para receber os visitantes durante o Connection Experience – Terroirs do Brasil, que é a maior vitrine brasileira de promoção dos produtos de origem. E neste ano, o Connection tem um ingrediente a mais para envolver os participantes: toda a receita das inscrições será revertida ao município de Santa Tereza, que foi severamente afetado pela enchente.

A 7ª edição está marcada para ocorrer no coração da cidade entre os dias 28 e 31 de agosto. Durante quatro dias, Gramado será o epicentro das discussões sobre a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros, enaltecendo não apenas o seu sabor peculiar e único, mas também a cultura e a história por trás de cada produção.

Santa Tereza é uma cidadezinha de 1.500 habitantes situada entre o Vale dos Vinhedos e o Vale do Taquari, distante cerca de 30 km de Bento Gonçalves. É considerada o segundo núcleo mais importante da imigração italiana no Brasil, privilegiada pela sua história e suas belezas naturais.

O prejuízo causado pelas chuvas de abril e maio, conforme estimativa revelada pela prefeita Gisele Caumo, é muito maior que o orçamento. Estima-se que sejam necessários, pelos menos, R$ 50 milhões para recuperar a infraestrutura afetada. E não é só isso, se somar aos prejuízos já sofridos nas cheias de setembro e novembro do ano passado, os valores ultrapassam os R$ 90 milhões.

Uma viagem pelo tempo

Santa Tereza ganhou visibilidade nacional com seu tombamento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As ruas largas, o campanário, as casas antigas originais e as montanhas que cercam a cidade remontam a vida em pequenas vilas italianas da região do Vêneto. Estar em Santa Tereza é revisitar o passado.

Cidade está desenvolvendo seu potencial turístico

Além de visitar atrativos como as grutas naturais de Nossa Senhora da Uva e Nossa Senhora de Lourdes, localizadas no interior, o turista pode fazer uma agradável caminhada pelo Centro Histórico, apreciando os casarões centenários e o conhecido Campanário, localizado ao lado da Igreja Matriz, na praça Massimiliano Cremonese, desfrutando da tranquilidade local.

“Também temos opções na área da gastronomia, vinícolas e cachaçaria, ateliers de artesanato em cerâmica e madeira, passeio de caiaque e opções em hospedagem”, acrescenta a prefeita.

Inscrições do Connection serão doadas a Santa Tereza Esta edição do Connection Experience – Terroirs do Brasil vai proporcionar experiências incríveis aos credenciados. Além de uma programação ampla e diversificada com exposição de produtos certificados de diferentes regiões do país, circuito gastronômico, workshops com renomados chefs, cozinha show, networking de negócios e palestras, os inscritos estarão ajudando Santa Tereza e ainda poderão visitar mais de 10 parques da região de forma gratuita.