Aeroporto de Aracati - Foto: Divulgação/Infraero

A Infraero assinou nesta segunda-feira (26), contrato com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas, para implantação do Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) em dez aeroportos do Ceará. Agora, os terminais de Camocim, Campos Sales, Cratéus, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Tauá, Jericoacoara, Aracati e Regional de Sobral contam com mais qualidade e eficácia na gestão tarifária. O prazo para prestação do serviço é de 60 meses, podendo ser prorrogado.

Ainda na região Nordeste, a Infraero firmou contrato com a Dix Empreendimentos para a implantação do Sucotap no Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O prazo para prestação do serviço é de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Publicidade

Esse sistema desenvolvido pela Infraero consiste em um conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle. O Sucotap é utilizado para o faturamento, cobrança, arrecadação e repasse ao contratante do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas em aeroportos.

O superintendente de Controladoria da Infraero, Elismar Lopes, destaca que a correta avaliação do cálculo dessas tarifas nas operações aéreas é de grande importância para qualquer usuário do sistema, sejam companhias aéreas, proprietários de aeronaves e empresas de táxi-aéreo. “As tarifas representam a remuneração de uma série de serviços disponíveis para quem voa, incluindo a disponibilização de infraestrutura aeroportuária, sinalização, iluminação, conservação, embarque, segurança, entre outros. A identificação desses recursos é essencial para a cobrança dos valores e apuração da receita para o administrador aeroportuário”, explica.

Leia também: ABEAR e Infraero discutem eficiência nas operações nos aeroportos da rede