Foto: Divulgação

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a movimentação de 28,9 mil toneladas de cargas em abril de 2024. Desse total, 13,4 mil toneladas representam itens importados, das quais 213 toneladas de cargas processadas nos armazéns de remessas expressas internacionais. A exportação somou 15,5 mil toneladas movimentadas, sendo 197 toneladas de remessas expressas para fora do Brasil. Estes números não incluem a operação que é processada diretamente no Armazém de Carga dos Correios.

Market share

O aeroporto de Guarulhos é o principal terminal logístico para cargas internacionais, com 52% de market share do mercado aéreo em abril de 2024. Neste mesmo período foi responsável por 46% de toda importação via modal aéreo, enquanto as exportações totalizaram 58%.

Publicidade

Nos primeiros quatro meses do ano, o market share do volume importado foi de 43% e o do exportado foi de 62%.

Entre os produtos mais transportados estão os do segmento automotivo com 25%, farmacêutico com 18%, maquinário com 15% e eletrônicos com 9%.

Malha aérea

Em abril, o Aeroporto Internacional de São Paulo teve a operação de 40 companhias aéreas. Dessas, 37 companhias aéreas operaram regularmente, sete delas atenderam ao mercado doméstico e 30 ao internacional. E 3 realizaram voos de carga não regulares.

Entre as sete empresas com operação nacional, quatro oferecem voos mistos (cargas e passageiros) e, entre elas, três também fazem voos internacionais (LATAM, Gol e Azul). As outras três se dedicaram exclusivamente à movimentação de carga.

Foram 30 empresas operando exclusivamente voos internacionais regulares, seis delas operaram voos cargueiros (Qatar, Ethiopian, Turkish, Emirates Lufthansa e Atlas). Neste período, o aeroporto recebeu três companhias aéreas que realizaram voos cargueiros não regulares: Terra Avia, Paranair e Cargolux.